Apoie o DCM

Ciro Gomes diz que o “PT fez o diabo” contra ele

Ciro (Foto: Reprodução)

Reportagem de Catarina Alencastro, publicada no O Globo, mostra que o terceiro colocado nas eleições presidenciais, Ciro Gomes (PDT) deu mais um passo no divórcio conflituoso que vem travando com o PT , de quem foi aliado histórico. Em uma série de vídeos Ciro diz que o “PT fez o diabo” contra ele durante a campanha. E que não quer mais fazer campanha “com corrupto”. Segundo ele, o PT fez besteira, e agora, em vez de fazer uma reflexão sobre os erros, tenta achar culpados.

(…)

– Votei no Haddad, mas não quero mais fazer campanha com corrupto. Enquanto essa cúpula do PT estiver aí dando as cartas, não conte comigo.

A fala, dura, acontece dois dias depois que o senador eleito Jaques Wagner (PT-BA), em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, disse que “não entende porque ele (Ciro) virou um exímio atacante contra o PT”, e que o partido não prometeu nada a Ciro e portanto não há razões para o pedetista se sentir traído pelos petistas, como já declarou.

(…)

Desde o fim da eleição, o PDT articula com outros partidos a formação de um bloco de centro-esquerda na Câmara e no Senado, isolando o PT. O bloco quer se diferenciar do partido de Lula definindo o conceito de que não será “oposição sistemática e nem adesão automática” ao novo governo. Em um dos vídeos Ciro diz que, agora, o que os políticos devem fazer é “estimular Bolsonaro a jogar o jogo democrático”.