Apoie o DCM

Cloroquina pode piorar covid-19, indica estudo da UFPR

Médico explica que, apesar dos medicamentos serem prescritos para outras doenças, não significa que seja seguro para o tratamento da covid-19. Ele relata diversos casos de pacientes com arritmia cardíaca após tomarem a hidroxicloroquina. Foto: Reprodução

Um estudo da UFPR (Universidade Federal do Paraná) concluiu que a cloroquina provoca danos em células e vasos sanguíneos e pode piorar a covid-19 nos pacientes.

“Conclusão é de que efeito colateral agrava uma das principais causas de mortalidade da doença provocada pelo novo coronavírus, anulando potenciais benefícios”, diz a pesquisa.

Segundo o documento, a droga induz “ao funcionamento incorreto e até à morte da célula”, o que pode afetar a circulação sanguínea e, consequentemente, coração, rins e pulmões.

O artigo foi publicado na revista “Toxicology and Applied Pharmacology” com o título “Chloroquine may induce endothelial injury through lysosomal dysfunction and oxidative stress”.

A pesquisa foi conduzida durante o doutorado de Paulo Cézar Gregório, do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia da UFPR, sob a orientação da professora Andréa Emília Marques Stinghen, do Departamento de Patologia Básica e do professor Fellype de Carvalho Barreto​, do Departamento de Medicina Interna da UFPR.

Mesmo assim, o presidente continua indicando a droga como tratamento da doença.