Apoie o DCM

CNJ revoga decisão que suspendia os perfis do juiz Luis Carlos Valois nas redes

Juiz Luís Carlos Valois – Foto: Raphael Alves/Tribunal de Justiça do Amazonas

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, revogou nesta quinta-feira (15) sua própria determinação de suspensão dos perfis de Luís Carlos Valois, juiz da Vara de Execuções Penais de Manaus (AM), nas redes sociais. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Nas redes sociais, Valois costumava publicar textos sobre temas políticos diversos, com críticas ao impeachment de Dilma Rousseff, à Operação Lava Jato e ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores. Ele é conhecido por sua atuação crítica às condições do sistema penitenciário nacional.

A decisão de Salomão, em janeiro deste ano, foi fundamentada no artigo 95 da Constituição, que proíbe que juízes se dediquem “à atividade político-partidária”.

O magistrado, no entanto, escreveu em sua reconsideração que diferentemente de outros casos em que se verifica “a incitação a condutas sociais antidemocráticas que extrapolam o exercício de atividade, em tese, político-partidárias, como falas indicativas de preconceito, discriminação, ódio e mesmo incitação a movimentos que celebram princípios e condutas contrárias ao estado democrático de Direito”, tais circunstâncias não foram verificadas nas publicações do magistrado Valois.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link