Apoie o DCM

Comissão da ONU retira maconha e resina derivada da cannabis de lista de drogas mais perigosas

Do Poder 360

Maconha. Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP

A Comissão de Drogas Narcóticas das Nações Unidas decidiu nesta 4ª feira (2.dez.2020) retirar a maconha e a resina derivada da cannabis da lista de substâncias consideradas mais perigosas, reconhecendo as propriedades medicinais da planta. A mudança atende a uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) feita em janeiro de 2019.

A decisão foi tomada por 27 votos a 25, com uma abstenção, durante uma votação da comissão sediada em Viena, na Austria –órgão central da ONU para políticas relacionadas a drogas.

Agora a maconha e as resinas de cannabis passam agora por uma reclassificação e deixa a “Lista 4 da Convenção sobre Drogas de 1961”, que inclui substâncias consideradas “particularmente suscetíveis a abusos e à produção de efeitos danosos“, como a heroína, e “sem capacidade de produzir vantagens terapêuticas”. (…)

A decisão não retira a necessidade de os países estabelecerem controles contra o mal uso da droga. A medida também não tem o poder de mudar, por si, as políticas adotadas por cada nação sobre a maconha e seus derivados. Isso, pois a maconha para fins recreativos permanecerá proibido nas regulamentações internacionais.

(…)