Comissão da prefeitura decide remover Touro de Ouro da B3

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana decidiu remover o Touro de Ouro da B3. A comissão faz arte da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, na Prefeitura de São Paulo. O colegiado debatia se a peça poderia ficar de forma temporária, até 15 de dezembro. No entanto, trata-se de obra publicitária e sua retirada deve ser imediata.
A decisão será submetida à Subprefeitura da Sé. A comissão também decidiu aplicar multa. A peça não obteve autorização para ficar no local. O placar foi de oito a quatro no colegiado e só teve uma abstenção. Já pela multa, houve consenso e os idealizadores serão multados. O parecer será enviado à subprefeitura, que determina o valor da sanção.
A obra foi aprovada pela subprefeitura, mas não pela comissão, que deve analisar previamente todas as intervenções na paisagem urbana e a adequação à Lei Cidade Limpa. A autorização foi solicitada três dias após a instalação.
Leia mais:
1 – Justiça decreta prisão de ex-ator da Globo
2 – Moristas que atacam Lula por fala sobre Ortega querem “condenação sem provas”, diz Reinaldo Azevedo
3 – Paulo Pimenta detona Folha, Globo e Estadão após distorção da entrevista de Lula
Para colegiado, Touro de Ouro tem caráter promocional
A comissão, que é formada por representantes do poder público e membros da sociedade civil, entendeu que a escultura tem caráter promocional. Um dos idealizadores, Pablo Spyer, tem o apelido de “Tourinho” e fundou a companhia de educação financeira Touro Inc.
Há também uma placa com o nome o empresário e um QR Code que aponta para uma página com as redes sociais da B3, de Spyer e de Rafael Brancatelli.
Foi argumentado que o Touro é uma intervenção artística que simboliza a superação de obstáculos e convidava as pessoas a “conhecer as belezas do centro”.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link