Apoie o DCM

Como a milícia digital dribla o Google para veicular ‘mentiras´ na plataforma

Google. Foto: Divulgação

Um relatório recente da FGV Direito Rio revelou que vários anúncios aprovados para veiculação no YouTube via GoogleAds estariam em desacordo com as políticas de desinformação eleitoral e discurso de ódio da plataforma.

O estudo, parte do projeto Mídia e Democracia, utilizou 16 frases variadas, resultando em 38 submissões entre os dias 10 e 20 de abril, tanto em inglês quanto em português. Dessas, 4 foram reprovadas, 1 foi aprovada com restrições e as demais foram inicialmente aprovadas. Entretanto, os materiais não foram veiculados, pois foram agendados para divulgação futura ou para não serem visíveis aos usuários.

Em resposta à Folha, o Google não comentou diretamente o conteúdo do relatório, mas enfatizou suas ações para conter conteúdos que violam suas políticas em grande escala. A empresa afirmou que utiliza inteligência artificial e revisores humanos para aplicar suas políticas e que bloqueia bilhões de anúncios anualmente antes de serem exibidos.

Foram submetidos 20 anúncios em português, dos quais 3 foram reprovados e 1 foi aprovado com restrições. Das 18 traduções em inglês, 1 foi reprovada. O uso de frases em dois idiomas serviu para verificar se haveria diferença na reprovação entre eles, mas o contexto das frases em inglês geralmente estava relacionado a palavras-chave do contexto brasileiro.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link