Apoie o DCM

Como aliados de Lula avaliam aumento de reprovação no Datafolha

O presidente Lula. Foto: Adriano Machado/Reuters

Nos bastidores, aliados do presidente Lula avaliam que o aumento na sua reprovação é causado por suas próprias declarações. Eles avaliam que o petista deveria evitar falar sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros temas polêmicos, como Venezuela e a guerra em Gaza. A informação é da Folha de S.Paulo.

Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta semana, a aprovação do governo Lula está empatada tecnicamente com sua rejeição: 35% de ótimo e bom, 33% de ruim e péssimo, e 30% de regular. No levantamento anterior, os números eram 38%, 30% e 30%, respectivamente.

Interlocutores de Lula afirmam, reservadamente, que as falas de improviso do petista têm sido seu maior obstáculo nas pesquisas de opinião. Por isso, a sugestão é que ele tente isolar Bolsonaro e tente se aproximar dos eleitores que estão no centro.

Publicamente, no entanto, o governo minimiza o resultado da pesquisa. Paulo Pimenta, ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), diz não ver grande mudança de avaliação na pesquisa e aponta que a oscilação é causada porque “temos um país polarizado”.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link