Apoie o DCM

Conselheiro da Folha sugere que jornal avise ser falsa declaração de deputado venezuelano sobre yanomamis

Tuíte acerca do caso da fala do deputado Romel Guzaman (Fonte: Reprodução)

O professor, advogado, comentarista e conselheiro do jornal Folha de S. Paulo Thiago Amparo, publicou em sua conta no Twitter, neste domingo (29), sua indignação após o jornal ter publicado uma matéria expondo a fala de Romel Guzamana, deputado venezuelano de oposição que supostamente havia afirmado falsamente que “povos Yanomamis vieram de seu país”.

Guzamana é um dos representantes da região amazônica na Assembleia  da Venezuela e também integra o Parlamento Amazônico. Na matéria, a Folha simplesmente divulgou a fala do deputado, sem contextualização, feita em uma de suas redes sociais acerca da situação de calamidade vivida pelos povos Índigenas Yanomami.

“Denuncio a grave desnutrição de nossos irmãos indígenas yanomamis do estado Bolivar. Cruzaram ao Brasil em busca de comida, outra violação aos direitos humanos indígenas por culpa do regime de Maduro”. Na postagem, ele incluiu a foto de uma idosa yanomami que morreu por desnutrição no último domingo (22).

Thiago ressalta que a fala noticiada pelo jornal é falsa e cobrou posicionamento do jornal. Se é para publicar algo assim, a Folha devia dizer no título que a afirmação é falsa. Nas redes sociais, o vereador carioca Carlos Bolsonaro aproveitou a matéria para espalhar desinformação nas redes.

Confira abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link