Apoie o DCM

Covid: Lockdowns, home office, máscara e distanciamento são mais eficazes que vacinação, dizem especialistas

Da Folha:

Medida de lockdown busca frear o número de casos de covid-19 em áreas que já apresentam alto índice de contaminação – Berg Silva / Prefeitura de Niterói

Diversos países têm visto uma queda vertiginosa de novos casos de Covid-19 após a chegada de vacinas, como EUA, Reino Unido e Israel, líder de imunização de sua população.

Ainda é cedo, no entanto, para ligar o tombo de infecções às injeções, uma vez que países como Portugal e Japão, que aplicaram poucas doses, também observaram diminuição acentuada dos contágios.

Segundo especialistas, a queda se deve mais a medidas de contenção, como lockdowns, adoção do trabalho remoto, uso de máscara e distanciamento social, do que à vacinação.

Entre os 50 países que mais apresentaram redução de novos casos diários entre 5 de dezembro e 5 de março —quando completaram-se três meses desde a primeira vacinação, na Rússia—, 25 já começaram suas campanhas de imunização. Devido à volatilidade da situação, apenas 13 desses 25 continuam a apresentar diminuição consistente após um pico entre o fim do ano passado e o começo deste ano.

(…)