Apoie o DCM

CPI passa investigar presidente do Conselho Federal de Medicina

CPI presidente da CFM
Mauro Ribeiro está sendo investigado pela CPI

O presidente do CFM (Conselho Federal de Medicina), Mauro Luiz de Brito Ribeiro, está sendo investigado pela CPI da Covid. Quem deu a informação nesta quarta (6) foi Renan Calheiros, relator da comissão.

“Em função dos fatos verificados na investigação. Eu queria elevar, e comunico a vossa excelência, à condição de investigado desta Comissão Parlamentar de Inquérito o senhor Mauro Luiz de Brito Ribeiro. Que é presidente do Conselho Federal de Medicina. Pelo apoio ao negacionismo, pela maneira como deu suporte à prescrição de remédios ineficazes. E os defendeu publicamente. E pela omissão diante de fatos evidentemente criminosos”, declarou o senador.

Leia mais:

1 – Moro pretende acompanhar depoimento de Bolsonaro e pensa até em interrogar presidente

2 – Deputado quer proibir quem tem offshore de assumir cargo no governo e no Banco Central

3 – Técnicos do Ministério do Turismo alertaram Bolsonaro sobre riscos da MP que tenta proteger fake news

Por qual motivo Mauro Ribeiro é investigado pela CPI?

O posicionamento de Calheiros ocorreu depois de uma série de denúncias contra a Prevent Senior. A empresa obrigava os médicos a prescreverem medicamentos ineficazes contra Covid. Tudo isso ocorreu mesmo entidades relacionadas à medicina se posicionando contra o uso do chamado kit covid. Só que o CFM seguiu defendendo a decisão individual de médico e paciente.

O que chamou atenção de Renan foi o fato de Mauro Ribeiro ter se encontrado com Bolsonaro. Eles falaram sobre a utilização da hidroxicloroquina contra o coronavírus. E o CFM não se posicionou sobre a compra de vacinas contra a Covid até receber uma carta assinada por médicos e ex-integrantes do conselho.