Moro pretende acompanhar depoimento de Bolsonaro e pensa até em interrogar presidente

Atualizado em 6 de outubro de 2021 às 19:20
Sergio Moro depoimento Bolsonaro
Moro pensa em acompanhar o depoimento de Sergio Moro

Jair Bolsonaro confirmou que vai depor presencialmente à Polícia Federal e Sergio Moro pretende acompanhar a declaração. O juiz poderá participar presencialmente ou enviar representantes para assistir ao depoimento do presidente.

Conforme apurou o DCM, Moro não acha uma má ideia ficar frente a frente com Bolsonaro. Isto porque não engoliu o fato de ter sido confrontado pelo chefe do executivo federal. O ex-juiz acusou seu ex-parceiro político de suposta interferência na PF.

Em conversas com aliados, o ex-ministro da Justiça afirmou que tem interesse em participar do depoimento. “Ele quer escutar Bolsonaro e até fazer perguntas. O objetivo é impedir que o presidente minta”, falou uma pessoa próxima ao ex-juiz.

E Moro tem dito que não há ninguém melhor do que ele para confrontar o presidente, caso invente alguma história. Porém, colegas pedem para que ele não vá ao depoimento. Na visão deles, apenas criará um fato para a imprensa e acabará tirando o foco do assunto principal.

Leia mais:

1 – Técnicos do Ministério do Turismo alertaram Bolsonaro sobre riscos da MP que tenta proteger fake news

2 – Deputado quer proibir quem tem offshore de assumir cargo no governo e no Banco Central

3 – Lula ao Libération: “Bolsonaro não quer sair do poder, mas o povo vai decidir o contrário”

Moro no depoimento de Bolsonaro

O ex-juiz quer que Bolsonaro responda criminalmente pela interferência na Polícia Federal. E ele concordou com aliados que sua presença no depoimento poderá desviar o foco do tema central.

Porém, há muita gente querendo que ele concorra a presidente. E ficar frente a frente com Jair Messias poderia colocá-lo no centro da discussão política. Por conta disso, Moro ainda não sabe qual caminho seguir.

É bom destacar que ele pode acompanhar o depoimento de Bolsonaro. Isto foi assegurado pelo ex-ministro do STF Celso de Mello.

O inquérito que investiga Bolsonaro

Em setembro de 2020, o então decano do STF, ministro Celso de Mello, decidiu que Bolsonaro deveria depor presencialmente. Uma semana depois, o ministro Marco Aurélio Melo, aposentado neste ano, suspendeu o andamento do inquérito.

O caso era da relatoria de Celso, que negou ao mandatário a prerrogativa processual de depor por escrito. Tal pedido havia sido feito pelo procurador-Geral da República, Augusto Aras.

A decisão também autorizava que Moro acompanhasse pessoalmente o interrogatório, podendo inclusive fazer perguntas. O inquérito apura se Bolsonaro tentou interferir no comando da Polícia Federal para proteger familiares e aliados. A investigação foi aberta a pedido do PGR depois que Moro sugeriu que o presidente tentou interferir na PF.

A decisão do ministro se amparou no artigo 221, caput e parágrafo 1º, do CPP. Os dispositivos somente concedem esse benefício — depoimento por escrito —  aos chefes de poderes da República (os presidentes da República, Câmara, Senado e do STF) que figurem como testemunhas ou vítimas — não, porém, quando estão na condição de investigados ou de réus.