Cunha chama ex-aliados de “covardes”, “hipócritas” e “frouxos”

Do Congresso em Foco:

 

O deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) começou a reagir ao isolamento político e passou a atacar os antigos aliados que o apoiavam e, quando ele mais precisou, o abandonaram na reta final da votação que decidiu pela perda do seu mandato, no último dia 12. Em entrevista pelo telefone nesta quarta-feira (21) à Rádio Correio, de João Pessoa, com abrangência a mais de 20 municípios, Cunha chamou os deputados paraibanos Manoel Junior (PMDB), Efraim Filho (DEM) e Aguinaldo Ribeiro (PP) de “covardes” e “hipócritas” por terem decidido de última hora votar por sua cassação. Os três atuaram ao lado de Cunha nos últimos meses, principalmente durante o processo de impeachment que culminou no afastamento definitivo de Dilma Rousseff.

Em uma entrevista de meia hora para aos radialistas Fabiano Gomes, Wellington Farias e Victor Paiva, Eduardo Cunha disse que sua cassação teve a participação do presidente Michel Temer. Segundo a interpretação do ex-deputado, Temer atuou para eleger o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com o objetivo de cassá-lo.

Quando perguntado se o presidente Temer o teme, Cunha preferiu apontar a “covardia” do governo no seu processo. E desconversou. “Não sou aliado nem adversário de quem quer que seja”, disse Cunha sobre a sua relação atual com o presidente. Cunha voltou a citar Moreira Franco, secretário do governo encarregado do processo de concessões de infraestrutura da União, e disse que o programa do governo “já nasce sob suspeição”.

Covardia aliada

Um dos alvos das críticas de Cunha na entrevista foi o líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro. O ex-deputado do PMDB conta que, na madrugada do dia em que foi cassado, Aguinaldo esteve reunido com ele “fazendo contas” sobre quem estava a favor ou contra a cassação. Magoado com o ex-ministro das Cidades, Cunha o chamou de “hipócrita” e disse ter estranhado o fato de ter sido abandonado pelo aliado na hora da votação. “O eleitor não gosta de deputado covarde. O povo da Paraíba precisa conhecer o deputado Aguinaldo Ribeiro”, disse Cunha.

O deputado cassado disse que o deputado Manoel Junior, candidato a vice na chapa do atual prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), preferiu aderir à maioria por causa da sua campanha. Como este site mostrou no último sábado (17), Manoel foi um dos candidatos que votaram contra Cunha. Foi Manoel, aliás, quem conseguiu a destituição do primeiro relator do caso Cunha no Conselho de Ética da Câmara, Fausto Pinatto (PP-SP).

Eleição

Cunha revelou que “o ambiente político ainda está bastante quente” e que “só a próxima eleição presidencial vai amenizar o momento negativo da política”. Cunha confirmou que está escrevendo um livro, já com o nome provisório de “Impeachment”, a ser lançado em dezembro. A publicação, como ele mesmo anunciou instantes depois da cassação, trará segredos políticos do processo que pôs fim ao seu mandato e ao da então presidente Dilma. “O livro vai ser um best seller”, profetizou.

 

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Vista como obscena, influenciadora do TikTok é morta com tiros à queima roupa na porta de casa

A influenciadora iraquiana Ghufran Sawadi, popularmente conhecida como Umm Fahad, foi morta a tiros do…

6 minutos ago

Inmet emite alerta para onda de calor em seis estados; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para altas temperaturas em…

17 minutos ago

Supermercados usam cesta-básica para pedir menos taxação e mais para as casas de apostas

O presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), João Galassi, propôs ao Ministério da Fazenda…

34 minutos ago

Prestador de serviços é comido vivo por 4 pitbulls em quintal de casa em Florianópolis

Um homem foi morto por quatro cães da raça Pitbull enquanto prestava serviço no quintal…

49 minutos ago

Juíza do Recife determina prisão de jornalista independente por críticas promotor

A juíza Andréa Calado da Cruz, da 11.ª Vara Criminal do Recife, determinou a prisão…

1 hora ago

GSI coloca em sigilo nomes de servidores investigados por ataques golpistas de 8 de janeiro

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula impôs sigilo ao número de servidores…

1 hora ago