Denúncia na Justiça dos EUA contra a Televisa cita acordo com a Globo em propina de US$ 15 milhões
Ken Bensinger, repórter do BuzzFeed, informa que a gigante mexicana de mídia Televisa foi processada no tribunal federal de Nova York por conspirar para obter os direitos de transmissão da Copa do Mundo ao pagar milhões de dólares em subornos.
De acordo com o processo, a Televisa usou uma subsidiária suíça, Mountrigi Management Group, para corromper altos funcionários da FIFA de modo a obter os cobiçados direitos do torneio, que os executivos do grupo descreviam como “um evento que temos que ter” em telefonemas para investidores e analistas.
A ação acusa a Televisa de conspirar com a Globo e a argentina Torneos y Competencias em 2013 para pagar um total de US$ 15 milhões em propina ao ex-executivo da FIFA Julio Grondona pelos direitos da Copa do Mundo de 2026 e 2030 na América Latina. A Televisa usou a Mountrigi para pagar US $ 7,25 milhões para a Torneos, que então pagou o dinheiro para Grondona.
Entenda o envolvimento da Globo na corrupção da Fifa
The suit, filed by participants in a pension plan that owns Televisa ADRs on the NYSE, alleges that Televisa engaged in a conspiracy with O Globo (brazil) and Torneos (argentina) to pay at least $15 million in bribes for rights to the 2026 and 2030 World Cups.
— Ken Bensinger (@kenbensinger) August 8, 2018