Apoie o DCM

Resultado parcial indica derrota de Fernández nas eleições na Argentina

Alberto Fernández
Alberto Fernández, o presidente da Argentina – Foto: Reprodução

Neste domingo (14), argentinos votaram em eleições parlamentares de meio de mandato cruciais para o governo de Alberto Fernández. Os resultados iniciais indicam a perda da maioria no Senado, o que obrigaria a vice-presidente Cristina Kirchner, que comanda a Casa, a negociar com a oposição pelos próximos dois anos.

As províncias de La Pampa e Chubut eram as duas em que o governo depositavam maior esperança de reverter a derrota nas prévias de setembro, que funcionam como uma eleição simulada, já que o voto é obrigatório. Em ambas as províncias, a oposição confirmava vitória. Com informações do Estadão.

Confirmados os primeiros resultados, o peronismo ainda continuaria com a maior bancada de senadores, a menos que a oposição passe a votar sem qualquer dissidência. Como maior bancada, Cristina ainda teria o poder de dividir a presidência de comissões legislativas.

Leia também:

1- Alexandre de Moraes dá ultimato em Daniel Silveira e faz ameaça

2- Saiba quantas músicas Marília Mendonça deixou registradas

3- Só Fake News? Governo Bolsonaro lança jornal “Só Good News”

Disputa arriscada para Fernández

A disputa mais arriscada para o governo estava justamente no Senado, onde foram renovadas 24 das 72 cadeiras. O governo de Fernández colocava em jogo seus 41 senadores, contra 25 da coalizão de centro-direita Juntos do ex-presidente Mauricio Macri, a principal da oposição. 

O porcentual de comparecimento foi de 72%, superior ao das primárias, mas menor do que a média histórica da votação parlamentar. Os primeiros dados divulgados ontem não permitiam apontar um resultado. Os opositores haviam conseguido 40% dos votos, com 76,4% já contabilizados. A capital e outras grandes cidades estão nas mãos da oposição.

A votação renova também 127 das 257 cadeiras da Câmara dos Deputados, na qual a governante Frente de Todos tem a maior bancada, mas não a maioria. Os resultados iniciais indicavam uma disputa apertada para que o governo mantivesse essa vantagem.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.