Apoie o DCM

Desinformação bolsonarista faz pacientes recusarem Coronavac em Natal (RN)

Fake news bolsonarista faz pacientes recusarem Coronavac – Foto: Reprodução/Instituto Butantan

A vacina Coronavac está sendo recusada por pacientes devido à desinformação promovida por bolsonaristas, alerta Daniel Menezes neste domingo (15).

O professor de Ciências Sociais da UFRN publicou um ‘fio’ no Twitter no qual relata o impacto das fake news na vacinação contra a Covid-19.

Recusa vacina Coronavac

Leia, abaixo, o alerta de Daniel:  

Recusa generalizada da Coronavac nos postos de saúde de Natal. Os enfermeiros já até avisam antes, cientes de que as pessoas não vão querer.

O silêncio do MS permite que a informação que chegue seja a do esgoto do WhatApp. Há uma operação política em curso e só não percebe quem quer.

A Coronavac fez despencar o número de óbitos profs de saúde e de idosos. Ela foi a 1 vacina brasileira e um atestado da iniciativa de João Doria ao arrepio do Gov Federal.

Há uma estratégia em curso de queimar esse ganho político da oposição. As pesquisas mostraram que sua eficácia cai um pouco entre idosos acima de 80, mas segue sendo fundamental. O que deveria fazer o governo?

Papel do governo

Informar e tranquilizar a todos os vacinados com Coronavac com informação correta. Mas não.

Deixa Bolsonaro queimar o imunizante dia sim outro também com a perspectiva de tentar se reabilitar frente a sua recusa de milhões de doses do imunizante ainda em 2020.

O MS age de forma distinta por exemplo do que o Uruguai e Chile. Não diz também que vacina é ação coletiva e não iniciativa individual (o que denunciaria os erros do Gov).

Ou seja, entre dizer que a Coronavac é uma vacina boa o que traria tranquilidade à sociedade e aceleraria a vacinação, mas também acabaria por fazer uma propaganda indireta de Doria, o MS tem preferido o silêncio para que Bolsonaro e sua rede de zapzap façam o serviço.

É desse Gov conectar a informação oficial (ou falta dela) às redes sociais apócrifas.

A Coronavac, principalmente entre o público em vacinação, tem eficácia elevadíssima. Ela foi fundamental, salvou muitas vidas e pode salvar mais.

Mas o Gov prefere mais uma vez fazer políticagem.

Leia mais 

1 – Zé de Abreu: Sérgio Reis é a versão sertaneja de Olavo de Carvalho

2 – Paolla Oliveira bomba nas redes após nota 10 no Super Dança dos Famosos

3 – Trump ataca Biden após Talibã invadir Cabul