Apoie o DCM

Devendo 34,6 milhões de euros, Neymar vai para lista dos sonegadores de imposto da Espanha

Do El País

Atacante da seleção brasileira, Neymar observa jogo do Paris Saint-German contra o Monaco, em Paris Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT 21-04-2019 / AFP

A Agência Tributária espanhola publicou nesta quarta-feira sua sexta lista dos contribuintes que lhe deviam mais de um milhão de euros (o equivalente a 6,59 milhões de reais, pelo câmbio atual) em impostos no 31 de dezembro do ano passado. Ao todo, são 3.930 nomes, entre empresas e pessoas físicas, que devem um total de 14,2 bilhões de euros, valor 0,7% mais que em 2019. Muitos desses grandes devedores são companhias vinculadas ao setor imobiliário, como Reyal Urbis e Nozar.

Mas há também personagens famosos: este ano, destaca-se a incorporação à lista do brasileiro Neymar, ex-Barcelona, hoje jogando pelo Paris Saint-Germain (PSG), da França. Outras caras conhecidas da própria Espanha seguem na lista, como o empresário Mario Conde, a atriz Paz Vega, o ex-motociclista Sito Pons e a apresentadora Patricia Conde, enquanto o ex-ministro Rodrigo Rato sai da lista.

Neymar aparece pela primeira vez na lista, mas já com uma quantia volumosa: 34,6 milhões de euros, uma dívida muito superior aos 15,97 milhões que continua devendo o empresário Agapito García Sánchez, durante anos a pessoa física que mais dinheiro devia à Fazenda. No Brasil, o jogador também responde a uma cobrança de 188 milhões de reais da Receita Federal por supostas irregularidades na sua transferência ao Barcelona, em 2015. O jogador e a instituição disputam o valor na Justiça. (…)