Apoie o DCM

Dinossauros podem ter sido mortos por um cometa, revela estudo de Harvard

BARCROFT PRODUCTIONS

Da CWV:

Pesquisadores de Harvard teorizaram que um pedaço de cometa colidiu com a Terra há mais de 66 milhões de anos para criar a cratera Chicxulub. de acordo com um estudo publicado segunda-feira na Scientific Reports. A cratera Chicxulub está localizada na Península de Yucatan, no México moderno, e se estende por cerca de 110 milhas. O impacto que criou a cratera está relacionado ao evento de extinção do Cretáceo-Paleógeno, que matou dinossauros e muitas outras espécies, de acordo com o estudo.

“Deve ter sido uma visão agradável, mas a diversão acabou quando a pedra caiu no chão”, disse o co-autor do estudo Abraham Loeb, professor de ciências da Universidade de Harvard. Loeb teoriza que um pedaço de cometa foi o culpado pelo evento de extinção em massa, não um asteróide como muitos cientistas especularam. O cometa se originou na nuvem de Oort, um grupo de objetos gelados localizados na borda do sistema solar, disse ele.

Um cometa é um pedaço de lixo espacial composto principalmente de gás congelado, enquanto um asteróide é um pedaço de rocha mais frequentemente encontrado no cinturão de asteróides, uma coleção de asteróides entre Marte e Júpiter, de acordo com o correspondente meteorológico da CNN, Chad Myers. A probabilidade de que um asteróide com diâmetro de pelo menos 6,2 milhas cause um evento de impacto em Chicxulub é de um a cada 350 milhões de anos, de acordo com o estudo. O estudo descobriu que cometas de longo prazo (cometas com uma órbita de mais de 200 anos) que são capazes do evento Chicxulub são significativamente mais raros, com um ocorrendo a cada 3,8-11 bilhões de anos.

x.x.x.x.x

Leia também: Professor de Harvard afirma que asteroide visto em 2017 é sinal de vida extraterrestre