Apoie o DCM

Documentos mostram que Bretas mentiu

Marcelo Bretas – Foto: Reprodução

Gravação e documentos contrariam a explicação dada pelo juiz Marcelo Bretas sobre o encontro com o advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho para tratar da confissão do empresário Fernando Cavendish. A informação é do Conjur.

Os dados indicam que a conversa tinha o intuito de conferir segurança jurídica para a confissão do empresário em ação penal. Mostram também que Bretas debateu s efeitos da confissão dias antes do primeiro interrogatório do criminalista e não após a audiência.

Os termos da conversa indicam que o objetivo do encontro era dar segurança para a confissão de Cavendish no processo da Operação Saqueador.

Leia também

1; Prefeito flagrado com R$ 505 mil se diz analfabeto e não assina depoimento

2; Clubes militares convocam filiados para atos de 7 de setembro

3; VÍDEO; Datena manda recado para quadrilha após cair em golpe do PIX

Versão de Bretas

O juiz disse à entidade que soube da assinatura do acordo de delação pouco antes do interrogatório do empresário em ação penal da operação saqueador. No processo, Cavendish foi acusado de lavagem de dinheiro e distribuição de R$ 370 milhões em propina.

Conforme o julgador disse à Corregedoria, o encontro entre ele, Nythalmar e Freitas sobre a confissão de Cavendish aconteceu “algum tempo depois” do interrogatório.

No entanto, áudio indica que a conversa ocorreu antes da sessão e visava dar segurança para a confissão do empresário. De acordo com o jornal, o encontro foi promovido na semana anterior à audiência.