Apoie o DCM

População de Donetsk e Luhansk é incentivada a fugir para a Rússia por possível ataque ucraniano

Praça deserta em Donetsk, na Ucrânia.
Praça deserta em Donetsk, na Ucrânia. Imagem: Reprodução

Denis Pushilin, que é líder da República Popular de Donetsk (DPR), incentivou, nesta sexta-feira (18), uma evacuação em massa de cidadãos para a Rússia, com o objetivo de fugir de um possível ataque da Ucrânia. Pushilin disse ter informações de que o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, em breve ordenará que os militares lancem uma ofensiva em Donbass. O líder da República Popular de Luhansk, Leonid Pasechnik, também pediu aos cidadãos que evacuassem para a Rússia. Donetsk e Luhansk são estados separatistas não reconhecidos, localizados na região de Donbass.

De acordo com Pushilin, mulheres, crianças e idosos são os primeiros que devem ir para o país vizinho. Ele enfatizou que “instalações de recepção e acomodação” estão preparadas na província russa de Rostov para receber os fugitivos. “Os evacuados receberão tudo o que precisam. Todas as condições foram criadas para uma transição rápida nas passagens de fronteira”, garantiu o líder. Pasechnik, por sua vez, afirmou que encarregou as autoridades de “garantir a evacuação organizada das instalações sociais e ajudar a população a ser transportada para o controle de fronteiras”.

Leia mais:

1. Bolsonaro quer reunião para recuperar segmento que já pensa em Lula

2. Lula lidera com margem apertada em SP; Saiba por quanto

3. VÍDEO: “História pode se repetir, inclusive pior”, diz Bolsonaro em visita a memorial judeu

Donbass pode ser tomada à força, denunciou líder de Donetsk

O líder da República Popular de Donetsk, Denis Pushilin, denunciou que Zelensky, presidente da Ucrânia, está prestes a mandar os militares ucranianos atacarem a bacia de Donbass, onde fica localizado Donetsk e Luhansk. Pushilin afirmou que “as forças armadas inimigas estão em formação de ataque e prontas para tomar Donbass à força”, o que acendeu o sinal de alerta e motivou as evacuações para a Rússia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link