Apoie o DCM

Dono da Boate Kiss denuncia Fux por veto a habeas corpus: “Grave violação de direitos humanos”

Veja o Fux
Presidente do STF, ministro Luiz Fux em sessão realizada por videoconferência. Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

A defesa do sócio-proprietário da boate Kiss, Elissandro Callegaro Spohr, enviou um requerimento à Comissão Interamericana de Direitos Humanos contra a medida do presidente do STF, Luiz Fux. O ministro vetou a soltura dos quatro condenados pelas 242 mortes ocorridas no incêndio da boate, em 2013, na cidade de Santa Maria (RS).

O caso foi enviado à comissão nesta terça-feira (21). O texto afirma que o ministro Fux “manteve presos, em situação de risco, cidadãos que ainda não tiveram sua responsabilidade criminal comprovada e que possuem habeas corpus liberatório concedido por autoridade competente”. E chama a situação de “grave violação de direitos humanos”.

Leia também:

1; Paes peita Bolsonaro e quer negociar compra de vacina para crianças

2; TSE investe em armamento para se proteger em 2022

3; Doria diz a aliados o que acha de Alckmin com Lula; “Virou o jogo”

Julgamento Boate Kiss

O julgamento foi finalizado no dia 10 de dezembro e o juiz do caso, Orlando Faccini Neto, chegou a decretar a prisão dos réus, mas recebeu a comunicação de que o TJ-RS havia concedido um habeas corpus preventivo que derrubava sua ordem.

Spohr foi condenado a 22 anos e seis meses de prisão em regime fechado pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio simples por dolo eventual.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link