Apoie o DCM

Economia dá sinais de desaceleração com fim do “dinheiro extra” e alta dos juros

Apesar do estímulo dado pelo governo, economia dá sinais de desaceleração
Foto: Reprodução/Gabriel Monteiro

Com previsão para o inicio de 2023, a desaceleração da economia atingirá o Brasil ao final deste ano, e analistas preveem o Produto Interno Bruto (PIB) chegando a zero ou negativando no último trimestre. O comércio também projetou que as vendas no Natal deste ano devem ficar abaixo do registrado no ano anterior.

Com a alta da taxa básica de juros para o combate da inflação, iniciada em março de 2021, quando a Selic estava em 2%, agora, está chegando a 13,75% ao ano, alcançando a indústria e o varejo. Os dois setores enfrentam dificuldades para vender bens duráveis financiados, considerando o elevado custo do crédito.

“O quarto trimestre deverá ser o ápice da desaceleração da economia”, destacou o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes. “Teremos um Natal pior do que o do ano passado”.

Desde agosto deste ano, com o início da campanha eleitoral, ao menos R$ 21 bilhões foram empenhados no repasse direto de dinheiro para eleitores que recebem benefícios e programas sociais ofertados pelo governo do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Após os resultados do primeiro turno, em apenas uma semana, o governo esvaziou os cofres públicos e mais de R$ 15,7 bilhões do dinheiro “extra” foram direcionados para novos benefícios.

Mesmo com as “novas” benfeitorias do governo, ainda assim, a previsão para o final do ano é negativa.

Felipe Sichel, sócio e economista-chefe do Banco Modal, avaliou que a economia brasileira se encontra em um momento de transição entre choques significativos.

Por um lado, a reabertura da economia e o estímulo fiscal adicional do governo, que permitem um nível de atividade maior do que o antecipado. Porém, pelo outro, o aperto das condições financeiras tanto locais como as globais, que favorecem o “esfriamento” da atividade econômica.

“A economia brasileira deverá, necessariamente, desacelerar em algum momento”, informou Sichel.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link