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Eleições 2024: Google proíbe impulsionamento de conteúdo eleitoral no Brasil

Fachada do Google. Foto: Arnd Wiegmann/Reuterus

O Google irá proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil nas eleições municipais deste ano. A decisão foi tomada após a atualização das regras para impulsionamento de propaganda eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro.

Em nota, a empresa disse que vai atualizar sua política de conteúdo político do Google Ads “para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país”. “Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, afirmou.

A resolução do TSE determina que a empresa que oferecer impulsionamento de conteúdos políticos eleitorais mantenha repositório dos anúncios “para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada”.

Além disso, as empresas devem disponibilizar uma ferramenta de consulta, “acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório”. O TSE também proíbe a priorização paga de conteúdo que promova propaganda negativa ou “difunda dados falsos, notícias fraudulentas ou fatos notoriamente inverídicos ou gravemente descontextualizados, ainda que benéficas à usuária ou a usuário responsável pelo impulsionamento”.

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