Apoie o DCM

Elio Gaspari sobre cassação de títulos de Costa e Silva e Médici: “Justo”

A imagem do Elio Gaspari
Elio Gaspari. Foto: Reprodução/YouTube

Neste domingo (30), o veterano jornalista Elio Gaspari escreve sobre dois ditadores militares brasileiros. Ele aborda a história deles na Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Amoêdo sofre nova derrota dentro do Novo de SP

2 – Política de armamento de Bolsonaro é ameaça em ano eleitoral, diz Janio de Freitas

3 – Produtora de “O Caso Celso Daniel” foi a prêmio de Moro nos EUA e é ex-sócia de ministro de Temer

O que diz Elio Gaspari?

Ele começa a coluna: “Prosseguindo uma caça às bruxas disseminada no mundo acadêmico, o procurador do Direitos do Cidadão do Rio Grande do Sul, Enrico Rodrigues de Freitas, recomendou à reitoria da universidade federal que casse os títulos de doutores honoris causa concedidos no século passado aos presidentes Costa e Silva e Emílio Médici”.

Desenvolve: “Nenhum dos dois generais pediu ao à universidade que lhes desse o título. Eles foram concedidos por professores titulares, interessados em bajular os presidentes. A bem da verdade, tanto Costa e Silva como Médici nem vaidosos eram”.

E conclui: “Os dois generais governaram o país durante a ditadura e nenhum dos dois moveu uma palha para abrir o regime. Os títulos não deveriam ter sido dados, mas, ao cassá-los, nada mais justo do que divulgar os nomes dos professores que votaram pela concessão do mimo.

Cassações semelhantes já ocorreram na Federal do Rio de Janeiro e na Unicamp, sempre livrando a cara dos bajuladores. Expondo-se a memória de quem usou a universidade para bajular poderosos talvez se evite a repetição das palhaçadas”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link