Em texto muito louco, Ernesto Araújo reitera que nazismo é de esquerda e ensina como implantar uma direita liberal-conservadora

Ernesto Araújo, chanceler de Bolsonaro

Mesmo com a vergonha que passou em âmbito mundial, o chanceler Ernesto Araújo insiste no tema: em post publicado neste sábado, reitera sua tese de que o nazismo é um movimento de esquerda.

“A esquerda fica apavorada cada vez que ressurge o debate sobre a possibilidade de classificar o nazismo como movimento de esquerda. Dá a impressão de que existe aí um perigoso segredo de família, cuidadosamente guardado”, diz no texto.

“Podemos facilmente notar que o nazismo tinha traços fundamentais que recomendam classificá-lo na esquerda do espectro político. O nazismo era anti-capitalista, anti-religioso, coletivista, contrário à liberdade individual, promovia a censura e o controle do pensamento pela propaganda e lavagem cerebral, era contrário às estruturas tradicionais da sociedade”.

O chanceler insiste: “Portanto, o nazismo era anti-liberal e anti-conservador. A esquerda também é anti-liberal e anti-conservadora. Já a direita foi em alguns casos anti-liberal (durane o Século XIX na Europa, por exemplo), em outros casos anti-conservadora (ou pelo menos não-conservadora, indiferente aos valores conservadores, como no caso do neoliberalismo recente), mas nunca foi anti-liberal e anti-conservadora ao mesmo tempo”.

E cita resultados. “O nazismo, tanto em sua ascensão quanto em sua derrocada, praticamente esfacelou as potências liberais da Europa Ocidental e seus impérios, abrindo caminho para o totalitarismo comandado pela URSS (aliada de primeira hora da Alemanha Nazista) e sua expansão mundial, que colocou em cheque e quase derrotou a única potência não-comunista restante, os Estados Unidos”.

Conta como o comunismo foi derrotado. “Quando surgiu um poderoso amálgama liberal-conservador na figura de Ronald Reagan. Essa combinação entretanto foi efêmera e, logo após o fim da URSS, começou a dar lugar ao amálgama esquerdista-liberal, o globalismo, onde a ideologia revolucionária, por meio do marxismo cultural, sequestrou a globalização econômica e começou a pilotá-la”.

E ensina como a sociedade deve agir daqui por diante. “Quebrar o amálgama esquerdista-liberal e substituí-lo por um novo amálgama liberal-conservador é talvez a grande tarefa de nosso tempo, pelo menos a tarefa dos amantes da liberdade e dos defensores da dignidade e da profundidade humana.

Mas é mesmo possível uma direita que seja ao mesmo tempo liberal e conservadora? O que está surgindo no Brasil e em outros países com outros formatos mas o mesmo espírito, como na Polônia, na Hungria e nos EUA de Trump, é justamente isso, o amálgama liberal-conservador, onde o anseio de uma economia aberta e a defesa das liberdades individuais se somam à promoção dos valores do patriotismo, da fé e da família”.

Continua babando. “A liga liberal-conservadora produz um aço firme, capaz de enfrentar a esquerda mesmo com o domínio que esta criou sobre a mídia e a academia.
A força dessa liga provém, talvez, do fato de que ele corresponde à essência do ser humano, que quer ao mesmo tempo liberdade e segurança, prosperidade e orgulho de si mesmo, paz e aventura, alegria e transcendência.

Essa direita liberal-conservadora nada tem de “extrema”. Ela é extrema apenas no sentido de que se opõe à esquerda ao longo de todo o espectro do pensamento político, indo desde a defesa das virtudes da economia de mercado e do empreendedorismo até a defesa da vida a partir da concepção e de uma visão espiritualizada do ser humano”.

E finaliza. “No Brasil, hoje, tudo o que a esquerda quer é estrangular, ainda no berço, a aliança liberal-conservadora. A esquerda instiga a divisão e sonha em ver os liberais destruírem os conservadores, em nome da governabilidade ou da moderação, para em seguida poder ela própria derrotar os liberais com a habitual facilidade. Esse sonho da esquerda é o pesadelo do Brasil. Não podemos voltar ao pesadelo, depois de ter aberto os olhos, há tão pouco tempo, para a realidade da esperança”.

Jose Cassio

JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jose Cassio

Recent Posts

Pai de santo se dizia “incorporado” para abusar sexualmente de vítimas

O pai de santo Rodrigo de Lima Baptista, de 45 anos, foi preso na última…

7 minutos ago

Uno reboca Tesla e Elon Musk vira piada na web

Um vídeo compartilhado nas redes sociais viralizou ao mostrar o momento em que um carro…

8 horas ago

Haddad diz que Receita Federal doará ao RS roupas e cobertores apreendidos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite desta sexta-feira (3) que a Receita…

8 horas ago

Reinaldo Azevedo lembra ação do MST no RS e cobra bolsonaristas: “Gente chulé”

No X (antigo Twitter), o jornalista Reinaldo Azevedo relembrou a iniciativa do MST durante as…

9 horas ago

Alunos são afastados de colégio de Curitiba por suspeita de ofensas racistas

Uma unidade do Colégio Positivo, localizada em Curitiba, afastou estudantes suspeitos de envolvimento em ofensas…

9 horas ago

Deputada ligada Michelle Bolsonaro está internada em estado grave na UTI

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) está enfrentando complicações de saúde após a cirurgia para…

10 horas ago