Apoie o DCM

Embaixada da Ucrânia esclarece rumores sobre episódio com brasileiros

Soldado da Ucrânia treina cidadãos com armas de madeira
Embaixada da Ucrânia nega boatos de que esteja recrutando brasileiros para a guerra do leste europeu
Foto: Reprodução/Correio Braziliense

Nesta quinta-feira, 03, a embaixada ucraniana emitiu um comunicado no qual nega que esteja recrutando brasileiros para combater na guerra do Leste Europeu. A declaração vem após cerca de 100 brasileiros terem procurado o órgão pedindo informações sobre como realizarem seus alistamentos, pois estavam interessados em servir e participar das forças da Ucrânia.

A nota ainda fala sobre a grande quantidade de procura, e para evitar mal-entendidos, consideramos importante informar ao público brasileiro que a Embaixada da Ucrânia no Brasil não está fazendo alistamento para a Legião Estrangeira Ucraniana, e não está fazendo campanha para adesão a esta formação militar”.

A embaixada também lembrou que ela não é responsável por realizar o recrutamento de soldados voluntários, ou pessoas que queiram ajudar de ajudar forma as vítimas do conflito. Ainda foi explicado que se acaso fosse possível a participação de brasileiros, não seria oferecido a eles qualquer tipo de auxílio ou ajuda para custear a viagem.

 

Leia mais:

1 – O povo ucraniano é vítima da invasão e instrumento do imperialismo. Por Reginaldo Nasser

2 – Bolsonaro usa guerra da Ucrânia para fugir de aliados

3 – Guerra da Ucrânia: Chanceler brasileiro passa pano para Bolsonaro

Ucrânia X Rússia: O saldo de oito dias de conflito

Nesta quinta-feira, o conflito do Leste Europeu chega ao seu oitavo dia. Sem muitas expectativas para uma possível trégua, o que há é ainda o mesmo sentimento de incerteza que havia desde o início do conflito em 24 de fevereiro. Muitos países se colocaram solidários as vítimas e buscam formas de parar toda a violência entre os dois governos.

Apesar de inúmeras sanções feitas ao governo russo, Vladimir Putin permanece firme em seu objetivo de conquistar o território ucraniano. No último sábado o presidente russo assustou todo o mundo ao pedir que seus generais deixassem em alerta a sua força nuclear. Nesta quinta houve a segunda reunião entre os dois países envolvidos, as reuniões são a tentativa diplomática de barram o avanço de Putin.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link