Apoie o DCM

Embaixador brasileiro pede que a Rússia desmobilize tropas na Ucrânia

Ronaldo Costa Filho, embaixador brasileiro na ONU, falando na reunião do conselho de segurança da organização. Ele está sentado, com o microfone a sua frente e uma placa de madeira escrito "Brazil".
O embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho. Imagem: Reprodução

Ronaldo Costa Filho, embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), pediu, na reunião do Conselho de Segurança da organização, na segunda-feira (21), a “desmobilização das tropas e equipamentos militares” por parte da Rússia na fronteira com a Ucrânia. Ele evitou criticar a Rússia e não citou nominalmente o presidente Vladimir Putin. A reunião foi convocada pelos países-membros da ONU, em Nova Iorque, para discutir a escalada de tensão na região do leste europeu.

Leia mais:

1. Fim da novela: PSB oficializa apoio a Lula após acordo em Pernambuco

2. ‘Não há dúvida’ de que Bolsonaro vazou dados sigilosos, diz Fachin

3. VÍDEO – “Dei quatro tiros no vagabundo”: deputado bolsonarista conta como matou homem

Costa Filho pediu que “todas as partes envolvidas mantenham o diálogo” e afirmou que o Brasil está “ciente do quão crítica a situação se tornou e acompanha os últimos desenvolvimentos com extrema preocupação”. O embaixador propôs que o Conselho de Segurança exija esforços políticos e diplomáticos para “criar as condições para uma solução pacífica para a crise”.

“Um inescapável 1º objetivo é um cessar-fogo imediato, com uma desmobilização das tropas e equipamentos militares em solo. Essa desmobilização militar será um passo importante para construir confiança entre as partes, fortalecer a diplomacia e buscar uma solução sustentável para a crise”, discursou Ronaldo Costa Filho.

Brasil não condenou decisão do Kremlin sobre Luhansk e Donetsk

Ao contrário de Estados Unidos e Reino Unido, duas potências imperialistas, o representante do Brasil não condenou a recente decisão da Rússia de reconhecer a independência das repúblicas populares de Luhansk e Donetsk, dois territórios autoproclamados independentes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link