Apoie o DCM

Empresária vende remédio falso contra coronavírus e é autuada em Curitiba

Medicamentos. Foto: Divulgação

Do UOL:

A Polícia Civil do Paraná autuou a proprietária de uma farmácia do bairro Lamenha, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, por suspeita de vender um coquetel de vitaminas como remédio preventivo contra o coronavírus. O produto era ofertado em cápsulas e comercializado em promoção por R$ 79,90.

Segundo o Departamento Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/PR), a propaganda foi anunciada em um vídeo nas redes sociais. A farmácia ofertava o produto como um tratamento preventivo ao coronavírus com duração de três meses. O produto é composto por ácido fólico, selênio, zinco e vitaminas A, C, D e E.

A Polícia Civil e o Procon do Paraná não divulgaram o nome do estabelecimento, nem o da proprietária. Segundo o delegado André Gustavo Feltes, a mulher argumentou em seu depoimento que divulgou o remédio como preventivo ao coronavírus por ter visto na mídia alguns especialistas afirmarem que a doença poderia ser evitada caso a pessoa estivesse com a imunidade em dia.

“O que chama atenção é a maneira como esse informe foi realizado, pois dependendo do nível de conhecimento do consumidor, pode ser induzido ao erro, acreditando que com o consumo do produto poderia ficar imune ao contágio do coronavírus, o que não é verdade. Da maneira como a informação era passada, fazia uma pessoa leiga acreditar”, comentou o delegado.

A empresária foi autuada anteontem por afirmação falsa ou enganosa de produtos e serviços e, de acordo com a Polícia Civil, a pena poderá ser de três meses a um ano de detenção, além do pagamento de multa. A mulher assinou um termo circunstanciado, que é um registro de crime de menor relevância e foi liberada em seguida. O UOL não conseguiu localizar a proprietária.

(…)