Apoie o DCM

Entenda o que é a síndrome vasovagal, que fez Pazuello interromper depoimento na CPI

Pazuello. Foto: Flickr/Senado

Do G1.

O senador Otto Alencar , que é médico formado pela Universidade Federal da Bahia, afirmou nesta quarta-feira (19) que o ex-ministro Eduardo Pazuello teve um episódio de síncope vasovagal durante o intervalo da sessão da CPI da Covid.

LEIA – “Síndrome vasovagal”: se Pazuello teve piripaque numa CPI, quanto ele duraria nas mãos de Ustra?

Síndrome vasovagal é consequência de um problema circulatório que ocorre quando o aumento da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos não são devidamente controlados pelo sistema nervoso. O nome tem relação com a ação do nervo vago, localizado na região da nuca.

LEIA MAIS – Pazuello passa mal, depoimento na CPI é suspenso e volta na quinta

A síncope vasovagal é o desmaio que ocorre quando o corpo “desliga” para proteger o organismo.

“É causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro. Os primeiros sinais são: fraqueza, transpiração, palidez, calor, náusea, tontura, borramento visual, dor de cabeça ou palpitações”, aponta a Biblioteca Virtual de Saúde mantida pelo Ministério da Saúde.

Ambientes fechados ou aglomerados, ficar em jejum, horas em pé ou ansioso podem se determinantes para desencadear o problema.

(…)

Esse problema no sistema circulatório também causa outros sintomas, muitas vezes confundidos com epilepsia, labirintite, hipoglecemia e até doença do pânico. Pode acontecer numa queda brusca de pressão, num momento de fortes emoções – como casamentos e enterros – ou ao ficar muito tempo em pé em filas e shows.

(…)