Apoie o DCM

Ex-chanceler, Ernesto Araújo critica Bolsonaro na ONU

Ernesto Araújo
Ernesto Araújo. Foto: Pedro França/Agência Senado

Ernesto Araújo afirmou que o discurso de Bolsonaro na ONU nesta terça (21) frio, tecnocrático e sem paixão. Ele declarou que o presidente brasileiro não mostrou liderança. E comparou com o texto de 2019, quando ele era titular do Itamaraty.

“Minha primeira impressão é de um discurso um pouco tecnocrático. Acho que o presidente reafirmou alguns princípios básicos do governo na nossa atuação internacional desde o começo, os valores que nos moviam. Mas é um discurso um pouco frio, sem paixão”, afirmou ao site bolsonarista Terça Livre.

Ernesto deixou o governo Bolsonaro em março e foi substituído pelo diplomata Carlos França. Na ocasião, o ex-ministro tinha um discurso reacionário e seguia ideias do filósofo Olavo de Carvalho. Já o atual responsável pelo Itamaraty tem uma linha técnica.

Leia mais:

1 – Lázaro Ramos não renova com a Globo; Veja situação de Taís Araújo

2 – Ex-assessores de Carlos Bolsonaro tinham outro emprego, diz MP

3 – Wagner Rosário pede desculpas a Simone Tebet após baixaria na CPI

Ernesto Araújo em 2022

Bolsonaro já tem preparado sua base para buscar a reeleição em 2022. Seu objetivo é ter uma boa quantidade de bolsonaristas no Congresso. Por conta disso, especula-se que Araújo tenha o interesse de concorrer em algum cargo público. O mais provável é que seja para deputado federal.

Caso concorde em ser candidato, ele prometeu aos seus aliados que defenderá pautas reacionárias. E também usará frases que combatam o “globalismo”.