Apoie o DCM

Estadão culpa Lula por ser xingado por Ciro, por briga na Paulista e por “cizânia”

Veja o Lula
Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O jornal do editorial “uma escolha difícil” aparentemente escolheu seu lado para 2022. Em editorial, o jornal Estado de S.Paulo, o Estadão, mira em Lula e não em Bolsonaro suas críticas.

LEIA MAIS:

1 – Bolsonaro poderá ser denunciado na ONU por crime de extermínio durante a pandemia; entenda

2 – Jornal Nacional destaca manifestações contra Bolsonaro no Brasil e no exterior

3 – E agora, José? Por Moisés Mendes

Estadão versus Lula

Escreve o jornal centenário:

“O bolsonarismo não respeita quem pensa de forma diferente. Quando era deputado federal, Jair Bolsonaro defendeu o fuzilamento de Fernando Henrique Cardoso. Na Presidência da República, continua na mesma rota de intolerância e violência. Não apenas utiliza o aparato estatal para perseguir adversários políticos, como suas milícias digitais promovem campanhas difamatórias na internet contra os que resistem aos intentos bolsonaristas.

Mas a violência e a agressividade na política não são exclusividade do bolsonarismo. As ameaças sofridas pela deputada Tabata Amaral, por ocasião de sua filiação ao PSB, recordam como parte da esquerda também é intolerante, desrespeitosa e agressiva. O ator José de Abreu, conhecido apoiador do PT, reproduziu em sua conta no Twitter mensagem que dizia: ‘Se eu encontro (a Tabata) na rua, soco até ser preso'”.

Desenvolve:

“A esquerda mostra-se muito arredia a qualquer comparação entre bolsonarismo e lulopetismo. Em sua ótica, haveria uma diferença radical quanto ao compromisso das duas forças políticas com a democracia, o que inviabilizaria, por princípio, qualquer possibilidade de cotejo entre elas. A realidade é um pouco mais embaraçosa, no entanto.

O apoio de Lula a regimes não democráticos, como o da Venezuela ou de Cuba, campeões de violações de direitos humanos em nome do ‘socialismo’, revela que sua defesa da democracia depende da plateia. Não se trata de uma convicção firme. Outros interesses podem condicioná-la, sem maiores rubores.

A defesa lulopetista da ‘regulação da mídia’, sob o argumento de que a imprensa persegue Lula, também contraria os fundamentos do Estado Democrático de Direito, sendo, portanto, tão constrangedora quanto a hostilidade bolsonarista à imprensa. Não cabe ao Estado determinar o que os cidadãos podem ou não saber”.

E completa:

“Mesmo depois de todos os danos causados ao Brasil, Lula continua pregando a irresponsabilidade fiscal e a cizânia, como se vê pelo comportamento de seus apoiadores. A esquerda pode ser democrática e responsável – tudo o que o lulopetismo não é”.