Venda direta de etanol aos postos é aprovada por deputados

Uma MP que muda a maneira de comercialização do etanol nos postos de combustíveis foi aprovada pela Câmara nesta quinta (26). Pelo texto, importadores ou produtores vão poder vender o produto direto com os estabelecimentos. Não terá mais necessidade de passar por distribuidoras.
O PT apresentou um destaque e recebeu o apoio da maioria do plenário, retirando um dos principais pontos da proposta. O item permitia que os estabelecimentos revendessem combustíveis de mais de uma empresa. A alegação do Partido dos Trabalhadores é que consumidores poderiam ser enganados.
“A medida irá prejudicar o consumidor de combustíveis, que será atraído ao posto em razão de uma marca renomada e adquirirá de qualquer distribuidor. A redução do preço dos combustíveis é muito importante para o consumidor”, explicou Carlos Zarattini. A informação é da Folha de S. Paulo.
“Mas não existe nenhuma comprovação de que a proposta irá alcançar esse objetivo e, ao contrário do que se espera, será prejudicial ao consumidor, que poderá ser enganado”, acrescentou.
Leia mais:
1 – App das prévias do PSDB pode ter sido alvo de ataque hacker, diz fundação
2 – Ministro astronauta tenta se livra da culpa sobre dados do desmatamento: “Estava de férias”
3 – “Não é o momento de pensar nas grandes aglomerações do carnaval”, diz porta-voz da Saúde de SP
O etanol podem ficar mais baratos?
Segundo o governo, é possível que isso ocorra. A expectativa é que o preço do etanol caia em até R$ 0,50 por litro. Isto porque se espera um aumento da competição. A ANP defendeu em maio que a fidelidade à marca da gasolina seria uma escolha do consumidor.
Agora a medida provisória foi levada para o Senado. Os parlamentares precisam votar o texto até 9 de dezembro, quando acaba a validade da MP.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link