Apoie o DCM

Ministro astronauta tenta se livra da culpa sobre dados do desmatamento: “Estava de férias”

Marcos Pontes
Marcos Pontes

Nesta quarta-feira (24), o astronauta Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, afirmou que não escondeu dados sobre o desmatamento na Amazônia. Essas informações foram divulgadas cinco dias após a conclusão da COP26, em Glasgow, na Escócia.

Entidades ambientalistas afirmaram que o governo omitiu os dados, a fim de evitar o efeito negativo que a divulgação teria se tivesse ocorrido durante a conferência. “Eu estava de férias”, justificou Pontes na Câmara dos Deputados. Com informações do G1.

A conferência internacional sobre o clima começou em 31 de outubro e terminou no último dia 13. O relatório do Inpe, no entanto, tem data de 27 de outubro, mas foi divulgado somente no último dia 18.

Leia também:

1- Casos graves de Covid estão relacionados ao desgaste do sistema imune, diz pesquisa

2- Mãe de Ciro Nogueira vira alvo do TCU e pode ser investigada

3- Moro tem encontro com Zema e deve ganhar palanque em Minas

Maior desmatamento em 15 anos.

A taxa de desmatamento apontada pelo Inpe foi a maior em 15 anos, teve ampla repercussão na imprensa internacional, mas não foi apresentada na COP.

Marcos pontes foi questionado se foi ele que tinha escondido os dados. “Não, esses dados são publicados na época… Se você olhar o histórico de todos os anos, ele é sempre publicado nesta época. Eu gostaria de ter participado, eu estava de férias, mas eu gostaria de ter participado quando foi apresentado, como costumo fazer junto com o ministro do Meio Ambiente”, respondeu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link