Apoie o DCM

Casos graves de Covid estão relacionados ao desgaste do sistema imune, diz pesquisa

Covid
Covid-19

Casos graves de Covid estão relacionados a um processo de envelhecimento do sistema imunológico durante a doença. É o que diz pesquisa publicada na revista científica Journal Of Infectious Diseases. O estudo foi divulgado hoje pela Agência Fiocruz de Notícias.

Pesquisadores avaliaram amostras de sangue de 22 pacientes com a doença e compararam com pessoas saudáveis. Eles detectaram sinais de que as células de defesa conhecidas como linfócitos T auxiliares passaram por um processo de hiperatividade, exaustão e envelhecimento nos infectados pelo coronavírus.

Essas células têm a função de reconhecer proteínas virais e ativar células responsáveis por combater o vírus e produzir anticorpos. Com os desgastes, elas perdem a capacidade de se multiplicar.

Leia mais:

1 – TCU obriga genro de Silvio Santos a diminuir verba do governo ao SBT e aumentar a Globo

2 – Prefeitos paulistas pedem ajuda à Lira; saiba por qual razão

3 – Bolsonaro prepara reforma ministerial com saídas de Marcelo Queiroga e Onyx

Pesquisa ajuda a explicar reinfecção por Covid

O quadro de queda na imunidade ajuda a explicar os casos de reinfecção por Covid-19. A condição deixa os indivíduos mais vulneráveis a contrair infecções hospitalares.

Pesquisadores encontraram ainda altos níveis de substâncias inflamatórias liberadas pelos linfócitos T auxiliares no sangue dos pacientes com covid-19.

“Tudo isso reforça a importância de terapias anti-inflamatórias, voltadas para controlar a resposta imune exagerada, que é uma vilã na Covid-19”, explica Alexandre Morrot. Ele é Coordenador do estudo, pesquisador do Laboratório de Imunoparasitologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e professor da Faculdade de Medicina da UFRJ.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link