Apoie o DCM

Mãe de Ciro Nogueira vira alvo do TCU e pode ser investigada

Veja a mãe de Ciro Nogueira
Ciro Nogueira (PP-PI) e sua mãe, Eliane Nogueira (PP-PI), no gabinete da presidência do Senado Federal – Jefferson Rudy – – 28.jul.2021/Agência Senado

Subprocurador-geral junto ao TCU (Tribunal de Contas da União), Lucas Rocha Furtado, acionou o tribunal nesta quarta (24) para que averigue eventuais irregularidades nos episódios em que a senadora Eliane Nogueira (PP-PI) realiza gastos de sua cota parlamentar com combustível de avião em locais de agenda de seu filho, o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil).

LEIA MAIS:

1 – Lira recuou de aposentadoria de ministros do STF após ameaça

2 – Live das 5: Sérgio Amadeu fala da regulamentação das redes sociais

3 – Conheça 5 pautas de Bolsonaro que ameaçam os Direitos Humanos no Brasil

Mãe de Ciro Nogueira na mira

Ministério Público junto ao TCU pediu que o órgão adote as medidas necessárias para investigar se houve irregularidade. Não há prazo, porém, para que o tribunal decida sobre o pedido de apuração, diz a Folha de S.Paulo.

O subprocurador-geral acrescenta que a senadora pode estar incorrendo em “flagrante desvio de finalidade pública” ao utilizar indevidamente de recursos e ferramentas de trabalho e produção.

Ele completa que, caso comprovada a atuação irregular, ela se dá com “evidentes expressivos dispêndios de recursos públicos indevidos e injustificados”.

Por isso, essa situação demanda a atuação do órgão de controle externo, no caso o TCU, no intuito de “apurar eventual prejuízo ao erário”.

“Ressalte-se que a não há ilegalidade na senadora abastecer a aeronave do filho, porém, tal gasto deveria ser realizado com seu salário, sujeito ao teto salarial constitucional, não com verba destinada ao deslocamento da parlamentar ou de funcionários de seu gabinete”, diz o texto encaminhado ao tribunal.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link