Apoie o DCM

EUA podem cair em ditadura de direita em 2030, prevê especialista

Donald Trump
Donald Trump. Foto. Wikimedia Commons

Um professor canadense de ciências políticas alertou que os EUA podem estar sob uma ditadura de direita até o final da década. Thomas Homer-Dixon, que é o diretor fundador do Cascade Institute da Royal Roads University, British Columbia, também pediu a seu próprio país que se proteja contra o “colapso da democracia americana”.

A mensagem de Homer-Dixon foi contundente: “Em 2025, a democracia americana pode entrar em colapso, causando extrema instabilidade política doméstica, incluindo violência civil generalizada. Em 2030, se não antes, o país poderá ser governado por uma ditadura de direita”. Com informações do The Guardian.

“Não devemos descartar essas possibilidades só porque parecem ridículas ou horríveis demais para imaginar”, afirmou. “Em 2014, a sugestão de que Donald Trump se tornaria presidente também teria parecido com quase todos como um absurdo. Mas hoje vivemos em um mundo onde o absurdo regularmente se torna real e o horrível lugar-comum”.

Leia também:

1- Lula prevê 2022 dos signos: “Alguém do passado vai voltar”

2- Lenio Streck detona Moro após desmentir grupo Folha: “A vida toda VAZOU matéria de forma ilegal”

3- VÍDEO: Edinho Silva (PT), prefeito de Araraquara, anuncia medidas para enfrentar variante Ômicron

Especialista prevê Trump de volta ao poder nos EUA

Muitas das hipóteses do professor giram em torno da ideia de o ex-presidente Donald Trump retornar à Casa Branca em 2024. Espera-se que o presidente de 75 anos concorra mais uma vez. Homer-Dixon prevê que as legislaturas estaduais mantidas pelos republicanos se recusarão a aceitar uma vitória presidencial democrata.

“Agora devemos nos concentrar no problema urgente de o que fazer a respeito do provável desmoronamento da democracia nos Estados Unidos. Precisamos começar reconhecendo totalmente a magnitude do perigo. Se Trump for reeleito, mesmo sob os cenários mais otimistas, os riscos econômicos e políticos para o nosso país serão inúmeros”.

E, no entanto, apesar de toda a destruição que Trump poderia causar, ele também afirma que um segundo mandato pode ser apenas um catalisador para medidas mais destrutivas a seguir. “Voltando ao cargo, ele será a bola de demolição que demolirá a democracia, mas o processo produzirá uma confusão política e social”, concluiu Homer-Dixon.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.