Apoie o DCM

Ex-ator revela que deixou a TV Globo por causa da maconha: “Sou um militante da legalização”

Ricardo Petraglia com sua plantação de maconha
Foto: Agência O Globo

O ator Ricardo Petraglia, que participou de grandes sucessos da televisão e trabalhou durante quase 30 anos na TV Globo, deixou as telas ao identificar um problema de saúde e começar um tratamento com a maconha.

Em entrevista ao jornal O Globo em 2021, explicou que colocou uma prótese coxofemural, o que desequilibrou a sua coluna e, por conta do quadro de Hepatite C, não pôde usar medicamentos considerados como comuns para o tratamento. O seu médico, então, sugeriu que ele recorresse à maconha.

“Depois de algum tempo, eu tive um problema no quadril, coloquei uma prótese coxofemural e isso desequilibrou a minha coluna vertebral. Para complicar, não posso tomar anti-inflamatórios e analgésicos porque tenho hepatite C, e esses remédios são muito danosos para o fígado. O meu médico então me perguntou por que eu não experimentava a maconha”, disse.

Ao falar da maconha, o artista também se refere ao óleo de canabidiol, que é extraído da cannabis e usado para fins medicinais, o que possibilita o tratamento de pacientes com diversos problemas de saúde. Segundo Ricardo, o uso do óleo melhorou as dores e a insônia, o que o levou a buscar um habeas corpus para que pudesse cultivar a planta de forma legal.

“Existe uma movimentação para demonizar e THC (o princípio psicoativo da maconha) e endeusar o CDB (o óleo de canabidiol), como se o recreativo fosse condenável. Nunca tive dúvida de que estava na TV para vender sabão e fazer merchandising de banco. Agora não vendo mais sabão, vendo maconha e sou um militante da legalização. Acho que deve ser direito de todo mundo fazer uso do que quiser desde que não afete a própria saúde nem a vida das outras pessoas”, destacou o ator.

Hoje, com 72 anos, Ricardo está longe da TV. Ele mantém um canal no YouTube, onde compartilha a sua rotina e tira dúvidas sobre o uso da Cannabis. “Antigamente eu era maconheiro, agora sou paciente”, afirmou.

Ricardo Petraglia começou a carreira como cantor e no início dos anos 1980 lançou a música “Bate que eu Gamo” que fez muito sucesso. Ao mesmo tempo que explorava a área musical, ele iniciou a sua trajetória na dramaturgia.

A primeira participação de Ricardo em uma novela aconteceu em A Revolta dos Anjos (1972), na TV Tupi. Na Globo, ele participou de Malu Mulher (1979), Água Viva (1980), Salomé (1991), As Noivas de Copacabana (1992) e A Viagem (1994). O ator ainda se destacou em tramas como História de Amor (1995) e Por Amor (1997).

Além disso, o artista foi apresentador do programa Topo Gigio na Bandeirantes, em meados dos anos 1980. Depois de quase 30 anos na Globo, ele foi contratado pela Record e fez parte do elenco das novelas Caminhos do Coração (2007), Poder Paralelo (2009), Vidas em Jogo (2011), Máscaras (2012), Pecado Mortal (2014) e Os Dez Mandamentos (2015), sendo essa novela o seu último trabalho na televisão, pelo menos até o momento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link