Ex-ator revela que deixou a TV Globo por causa da maconha: “Sou um militante da legalização”

Ricardo Petraglia com sua plantação de maconha
Foto: Agência O Globo

O ator Ricardo Petraglia, que participou de grandes sucessos da televisão e trabalhou durante quase 30 anos na TV Globo, deixou as telas ao identificar um problema de saúde e começar um tratamento com a maconha.

Em entrevista ao jornal O Globo em 2021, explicou que colocou uma prótese coxofemural, o que desequilibrou a sua coluna e, por conta do quadro de Hepatite C, não pôde usar medicamentos considerados como comuns para o tratamento. O seu médico, então, sugeriu que ele recorresse à maconha.

“Depois de algum tempo, eu tive um problema no quadril, coloquei uma prótese coxofemural e isso desequilibrou a minha coluna vertebral. Para complicar, não posso tomar anti-inflamatórios e analgésicos porque tenho hepatite C, e esses remédios são muito danosos para o fígado. O meu médico então me perguntou por que eu não experimentava a maconha”, disse.

Ao falar da maconha, o artista também se refere ao óleo de canabidiol, que é extraído da cannabis e usado para fins medicinais, o que possibilita o tratamento de pacientes com diversos problemas de saúde. Segundo Ricardo, o uso do óleo melhorou as dores e a insônia, o que o levou a buscar um habeas corpus para que pudesse cultivar a planta de forma legal.

“Existe uma movimentação para demonizar e THC (o princípio psicoativo da maconha) e endeusar o CDB (o óleo de canabidiol), como se o recreativo fosse condenável. Nunca tive dúvida de que estava na TV para vender sabão e fazer merchandising de banco. Agora não vendo mais sabão, vendo maconha e sou um militante da legalização. Acho que deve ser direito de todo mundo fazer uso do que quiser desde que não afete a própria saúde nem a vida das outras pessoas”, destacou o ator.

Hoje, com 72 anos, Ricardo está longe da TV. Ele mantém um canal no YouTube, onde compartilha a sua rotina e tira dúvidas sobre o uso da Cannabis. “Antigamente eu era maconheiro, agora sou paciente”, afirmou.

Ricardo Petraglia começou a carreira como cantor e no início dos anos 1980 lançou a música “Bate que eu Gamo” que fez muito sucesso. Ao mesmo tempo que explorava a área musical, ele iniciou a sua trajetória na dramaturgia.

A primeira participação de Ricardo em uma novela aconteceu em A Revolta dos Anjos (1972), na TV Tupi. Na Globo, ele participou de Malu Mulher (1979), Água Viva (1980), Salomé (1991), As Noivas de Copacabana (1992) e A Viagem (1994). O ator ainda se destacou em tramas como História de Amor (1995) e Por Amor (1997).

Além disso, o artista foi apresentador do programa Topo Gigio na Bandeirantes, em meados dos anos 1980. Depois de quase 30 anos na Globo, ele foi contratado pela Record e fez parte do elenco das novelas Caminhos do Coração (2007), Poder Paralelo (2009), Vidas em Jogo (2011), Máscaras (2012), Pecado Mortal (2014) e Os Dez Mandamentos (2015), sendo essa novela o seu último trabalho na televisão, pelo menos até o momento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Beatriz Castro

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Beatriz Castro

Recent Posts

“Se salvou por minutos”: Michel Teló conta que tragédia no RS quase mata seu tio

Michel Teló usou as redes sociais para contar que quase perdeu um tio na tragédia…

7 horas ago

Deputada ligada Michelle Bolsonaro está em estado grave em hospital de SP

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) está em estado grave e sob cuidados intensivos no…

7 horas ago

TSE marca julgamento de recursos que podem cassar mandato de Sergio Moro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está programado para julgar os recursos que solicitam a cassação…

7 horas ago

Jornalistas da Globo são atacadas na web por combaterem fake news sobre RS

As apresentadoras Daniela Lima e Ana Paula Araújo estão sendo atacadas nas redes sociais por…

7 horas ago

Lula ironiza teoria da conspiração bolsonarista e abraça “clone” em AL

Na última quinta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) debochou das teorias…

7 horas ago

Público de Madonna foi de quase metade do 1,6 milhão divulgado, diz Datafolha

O show de Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, atraiu uma multidão,…

8 horas ago