Apoie o DCM

Ex-embaixador diz que relação do Brasil com Alemanha só irá melhorar sem Bolsonaro

Auxílio Emergencial Bolsonaro
Bolsonaro deu um ponto final no Auxílio

Embaixador do Brasil na Alemanha por mais de seis anos, o diplomata Roberto Abdenur disse, neste domingo (31), que as relações com o país europeu só irão melhorar com a saída de Jair Bolsonaro do governo.

Hoje mais cedo, o mandatário ignorou Olaf Scholz, o provável substituto da chanceler Angela Merkel, enquanto conversava com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, durante a reunião da cúpula do G20, em Roma.

Na conversa em que ignorou Scholz, Bolsonaro contou mentiras sobre a economia, afirmou que a Petrobras “é um problema” e atacou a imprensa.

“Nossas relações com a Alemanha, que desde o início com Bolsonaro desceram ao nível mais baixo desde a Segunda Guerra — por conta de agressões dele a Merkel — vão piorar ainda mais com um governo do SPD, tradicionalmente ligado ao PT, e ainda por cima com os Verdes em posição forte na nova coalizão”, disse o ex-embaixador.

“Nossas relações com a Alemanha e também com a França só melhorarão depois da saída de Bolsonaro do governo”, completou Abdenur.

Leia também: 

1 – Após intensa troca de tiros, polícia de Minas mata 25 suspeitos de roubo a banco

2 – O fracasso anunciado da nova empreitada de Sergio Moro. Por Moisés Mendes

3 – Brasil vai sediar G20 em 2024

O que mais o ex-embaixador disse

Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), anunciou um acordo com os Verdes e com o Partido Liberal Democrático (FDP). O objetivo é formar o novo governo alemão.

Diante disso, Abdenur prevê que a composição da administração provocará uma piora nas relações bilaterais com o Brasil.

O ex-embaixador destacou ainda que Lula fará uma visita à Europa nos próximos dias. Ele acredita que o petista será “recebido com todas as atenções” em Berlim pelos representantes do SPD.

O PT já teria feito contatos no Brasil com a Fundação Friedrich Ebert, braço político do SPD, para informar o partido sobre a viagem de Lula.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.