Apoie o DCM

Ex-procurador da Lava Jato critica delações da PGR mas defende as de Curitiba e RJ

O ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. (Foto: Reprodução)

O ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, integrante da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, criticou as delações premiadas conduzidas pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot, apontando falhas nas gravações de áudio envolvendo políticos.

Em entrevista para o livro “Lava Jato: Histórias dos Bastidores da Maior Investigação Anticorrupção no Brasil”, organizado por Ligia Maura Costa, Carlos Fernando destacou as divergências nos critérios adotados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) na celebração das colaborações, ressaltando que as forças-tarefas de Curitiba e do Rio eram mais criteriosas: “As colaborações da PGR não seguiram os mesmos protocolos e cuidados. Houve um excesso de voluntarismo, de vontade”.

O ex-procurador também disse que casos como as gravações de Sérgio Machado, que resultaram na demissão de Romero Jucá, evidenciaram a falta de perspectiva e reflexão na condução das investigações: “Então ao pegar um Sérgio Machado gravando Sarney, Renan e Jucá -acho que eram esses os nomes- aquilo chacoalha na frente do procurador, que fica hipnotizado”.

Carlos Fernando, ao analisar a derrocada da Lava Jato, sugeriu que a força-tarefa não soube “desacelerar” no momento certo, permitindo que o sistema político reagisse contra as investigações. Ele também destacou a necessidade de reconhecer o potencial de provas, alertando sobre a fragilidade de gravações ambientais midiáticas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link