“Facebook acabou”: perfil mostra print do que pode ser um ataque contra rede social

Um perfil chamado The Academy, que promove cursos de música e e engenharia de áudio em Londres, divulgou um print preocupante sobre a queda do Facebook, do WhatsApp e do Instagram. Exibindo os códigos da empresa responsável pelas redes sociais.
1 – Queiroga ficou com medo de ser demitido e antecipou volta
2 – VÍDEO – “A América Latina é uma grande nação frustrada”, diz Pepe Mujica
3 – Biden reage aos Pandora Papers e fala em “reprimir esquemas fiscais injustos”
Facebook foi atacado? Ele acabou?
Escreve The Academy.
No Twitter:
“Então, alguém excluiu grandes seções do roteamento … isso não significa que o Facebook está apenas fora do ar, pelo que parece … isso significa que o Facebook acabou”.
Será?
https://twitter.com/BenjaminEnfield/status/1445104389014835213
Qual foi o erro que afetou as redes?
WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidades ao mesmo nesta segunda (4). Estão fora do ar. Problema visto pelas plataformas ainda não foi explicado oficialmente, mas os usuários que tentam acessá-las encontram um erro chamado “5XX Server Error”.
A explicação é que esse código que as pessoas encontraram dá pistas sobre o que está acontecendo.
Segundo o site TechTudo, o aviso de “5XX Server Error” significa, de forma simples, que o problema está sendo ocasionado por uma falha nos servidores do serviço.
Isso significa, de maneira prática, que o erro ocorre quando o servidor. Vem do computador central de cada uma dessas plataformas, que não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada.
Considerando o caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.
5XX, também chamado de “Erro 500”, costuma aparecer algumas vezes no dia a dia, quando sites apresentam problemas, e em alguns casos pode até ser resolvido pelo próprio usuário. Na situação dos erros de WhatsApp, Facebook e Instagram, porém, a empresa ainda não solucionou a questão nos seus servidores, logo é necessário aguardar.
“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, diz o comunicado oficial da companhia.
