Apoie o DCM

Procuradoria aponta fake news de Flávio Bolsonaro contra Lula, mas não o punirá

Lula e Flávio Bolsonaro. Foto: Reprodução/Twitter

A Procuradoria-Geral Eleitoral respondeu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre uma fake news publicada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A PGE afirmou que o conteúdo é falso, no entanto, se posicionou contrariamente a aplicação de punição ao parlamentar. O motivo da não punição seria o fato da publicação mentirosa ter acontecido “fora do contexto eleitoral”. A informação é da Folha de S. Paulo.

A publicação em questão é de um vídeo com uma montagem cujo objetivo é passar a impressão de que Lula diz que estava “falando com o demônio” e que o “demônio estava tomando conta” dele. A Procuradoria concordou com uma representação feita pelo PT, de que a gravação foi editada com o intuito de prejudicar a imagem do ex-presidente. “Costuma-se associar esse tipo de procedimento ao conceito de fake news”, se posicionou o órgão.

No entanto, o parecer da Procuradoria foi contrário a ação que cobrava uma punição a Flávio por propaganda eleitoral negativa antecipada e o pagamento de indenização a Lula. A manifestação assinada pelo procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, diz que não ficou comprovado que a publicação ocorreu no “contexto” das eleições nem que ela tenha afetado a “integridade do processo eleitoral”.

Leia mais:

1. Eleitores de Moro vão votar nulo ou apoiar Bolsonaro, indica pesquisa

2. Meu testemunho do casamento do prisioneiro A9379AY, Julian Assange. Por Sara Vivacqua

3. Rússia acusa Ucrânia de ataque aéreo em depósito de petróleo

Procurador-geral que não quer punir Flávio por fake contra Lula foi indicado por Aras

Paulo Gonet, que é o procurador-geral Eleitoral, responsável pela decisão de não punir o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), foi indicado para o cargo pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

Na postagem que foi considerada fake, o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) pedia que os seguidores marcassem os líderes religiosos que acompanham e enviassem a eles o vídeo mentiroso de Lula. Flávio ainda transcreveu uma frase como se fosse do ex-presidente: “Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link