Apoie o DCM

Fakhoury perde processo para petista que o acusou de caixa dois para Bolsonaro

Otávio Fakhoury
Otávio Fakhoury; – Foto; DANIEL TEIXEIRA)

A Justiça de São Paulo negou o pedido de indenização de R$ 45 mil feito pelo empresário bolsonarista Otavio Fakhoury contra o deputado federal Paulo Teixeira. O petista o acusou, em junho, de dar “dinheiro no caixa dois para a campanha de Jair Bolsonaro”.

Fakhoury, que é acusado de orquestrar esquema de fake news sobre a pandemia, afirmou que  todas as contribuições feitas na eleição foram devidamente informadas à Justiça eleitoral, acusando o parlamentar de o ter “difamado” e “denegrido”.

Além da indenização, o empresário pediu que o deputado fosse obrigado a remover a declaração de suas redes sociais. No entanto, Teixeira destacou que a Polícia Federal apontou indícios de que ele financiou irregularmente gráficas que produziram material para a campanha de Bolsonaro. Com informações da Folha.

Leia também:

1; Enquanto não é deportado, Allan dos Santos cria site e pede dinheiro para seguidores

2; Folha de S. Paulo omite que experiência produtiva no Espírito Santo é do MST

3; MPE e TSE vão investigar denúncia contra presidente da Caixa

Fakhoury tem pedido negado

O juiz Rodrigo Cesar Fernandes Marinho negou o pedido de Fakhoury, dizendo que o deputado apenas emitiu uma opinião sobre um tema de relevância social e que o fez com base em informações relacionadas a uma investigação oficial.

“Em que pese ser compreensível o aborrecimento sofrido pelo requerente [o empresário], não é razoável considerar que o deputado ocasionou dano ao seu abalo psíquico e humilhação, de modo que seria equivocado afirmar a existência do dano moral.”

Ele ainda determinou que ele arque com as despesas do processo e pague os honorários dos advogados do deputado, arbitrados em cerca de R$ 4.500.