Apoie o DCM

Farc vão ser retiradas da lista de organizações terroristas dos EUA

acordo farc
 Juan Manuel Santos, Raúl Castro e o líder guerrilheiro Rodrigo Londoño

O governo americano pretende retirar as Farc da lista de organizações terroristas estrangeiras. A gestão de Joe Biden notificou o Congresso de sua intenção. A decisão ocorre ás vésperas do quinto aniversário dos acordos de paz entre o governo colombiano e as Farc. O acordo resultou no desarmamento e dissolução da guerrilha.

“Posso confirmar que o governo enviou hoje uma notificação ao Congresso informando que vão retirar as Farc da lista de organizações terroristas”, diz uma fonte do governo americano à AFP.

A porta-voz da diplomacia americana, Ned Price, se limitou a dizer que o Departamento de Estado entregou ao Congresso “uma notificação com as próximas medidas” a serem tomadas por Washington em relação às Farc.

Leia mais:

1 – Justiça decreta prisão de ex-ator da Globo

2 – Moristas que atacam Lula por fala sobre Ortega querem “condenação sem provas”, diz Reinaldo Azevedo

3 – Paulo Pimenta detona Folha, Globo e Estadão após distorção da entrevista de Lula

As Farc estavam na lista dos EUA há mais de 20 anos

As Farc estavam na lista do país desde 1997. Em 2016, o então presidente colombiano Manuel Santos e o então líder de um exército rebelde, Rodrigo Londoño, assinaram um acordo de paz que permitiu ao grupo se tornar um partido político.

“O processo de paz e a assinatura do acordo de paz há cinco anos foram uma virada fundamental no longo conflito da Colômbia”, lembrou Price, que destacou que a medida “encerrou cinco décadas de conflito” e “levou a Colômbia a um paz justa e duradoura”.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link