Apoie o DCM

Financial Times: governo Bolsonaro tem “facções” e Olavo “explode em insultos” contra jornalista

Olavo no Financial Times

O jornalista John Paul Rathbone contou no Financial Times como foi seu encontro com Olavo de Carvalho nos EUA:

No último final de semana, fui a uma exibição em Washington de um filme sobre Olavo de Carvalho, o guru político de Jair Bolsonaro, o presidente de direita do Brasil.

No governo dividido em facções do Sr. Bolsonaro, o Sr. Carvalho representa um grupo-chave, os ideólogos radicais. O presidente chegou a mostrar uma cópia do livro mais vendido de Carvalho, “O Mínimo Que Você Precisa Saber para Não Ser Idiota”, durante seu discurso de vitória eleitoral. (…)

Esse autodidata, filósofo e ex-astrólogo de 71 anos, fumador de cachimbo, é quase desconhecido fora do Brasil. O conservador americano Steve Bannon, que coorganizou a exibição, quer mudar isso. (…)

Felizmente, em vez de um panfleto político, o filme era uma homenagem à vida doméstica de Carvalho. Ele deixou o Brasil em 2005 e agora mora na Virgínia. Uma bandeira americana tremula em sua varanda, sua família reza nas refeições, os cães abanaram o rabo.

O Sr. Carvalho dispara um rifle, fala sobre filosofia e fuma como chaminé. A impressão era de um excêntrico plácido e altamente erudito, não o monstro espinhoso da reputação pública. Então a máscara escorregou.

“A mídia é louca, todos os jornalistas são viciados em drogas”, Carvalho gritou em seus comentários iniciais após o filme. “Tudo é fantasia!”

Ele é famoso por partir para a briga, mais recentemente com o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, um general aposentado. “Eu o desprezo”, disse ele.

Então foi a minha vez. Perguntei o que ele esperava que saísse da reunião Bolsonaro-Trump. Carvalho respondeu que os EUA deveriam ajudar o Brasil de modo a que o país não se vendesse à China. “Os dois países produzem mais da metade da comida do mundo. Eles podem fazer uma aliança”, disse ele.

Quando eu perguntei, “Você quer dizer um cartel?”, o Sr. Carvalho explodiu. “Eu não chamei de cartel. Você está colocando palavras na minha boca. Você está distorcendo, malicioso. Você é um mentiroso.” (…)