“Foi um gesto de civilidade. Nunca rompi com Lula”, diz FHC

Publicado em 21 maio, 2021 8:51 pm
Reprodução

Da coluna de Bernardo Mello Franco no Globo:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que tinha um objetivo claro ao se encontrar com o ex-presidente Lula: fortalecer a democracia e ajudar a distensionar o ambiente político do país. — Foi um gesto de civilidade. Minha mensagem é: podemos vir a ser adversários, mas não precisamos ser inimigos nem jogar pedras um no outro — disse FH à coluna.

VEJA TAMBÉM – Encontro entre Lula e FHC foi arquitetado por petistas

— Nunca rompi com o Lula. A vida leva a gente a posições diferentes. Mas é importante manter a civilidade e conversar — acrescentou. Os ex-presidentes não se viam desde 2017, quando FH visitou Lula após a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia. Voltaram a se encontrar no último dia 12, na casa do ex-ministro Nelson Jobim.

— Fui lá para conversar. Não tenho nenhum propósito eleitoral. O Lula pode ter, é legítimo. Ele é um ser eleitoral — disse FH. — Conversar não quer dizer concordar. Nunca fui favorável ao “nós e eles”. O Lula praticou o “nós e eles” uma certa época. Mas não é o meu estilo, nem o dele — afirmou.

(…)

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!