Apoie o DCM

Freixo lidera corrida eleitoral para governador no Rio, diz pesquisa

Marcelo Freixo
Foto: Câmara

Segundo a pesquisa da Quaest com O Globo, deputado federal Marcelo Freixo (PSB) tem vantagem em relação ao atual governador Cláudio Castro (PL) e a outros dois nomes que se colocam hoje como pré-candidatos ao Palácio Guanabara: o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), e o advogado Felipe Santa Cruz, que deve se filiar ao PSD.

LEIA MAIS:

1 – TSE não teve coragem de cassar Bolsonaro por medo de conflito

2 – Lula tem viagem marcada para Alemanha, França, Espanha e Bélgica

3 – Lula dispara no Rio de Janeiro, berço de Bolsonaro, mostra pesquisa

Freixo na frente, mas com ressalvas

No entanto, eventuais entradas do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), ou do vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), mudam os cenários da disputa.

Na disputa ao governo do estado, foram testados três cenários. No primeiro deles, com Paes, o prefeito do Rio lidera com 26% das intenções de voto, seguido por Freixo, com 19%, e Castro, com 14%. Paes tem declarado que não pretende deixar o mandato na prefeitura, e que seu candidato ao governo será Felipe Santa Cruz, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e que deixará este posto no início de 2022. Nos dois cenários em que foi testado, Santa Cruz aparece com 3%, ambos em empate técnico, no limite da margem de erro, com Rodrigo Neves, que chega a até 7% das intenções de voto.

Freixo assume a liderança no segundo cenário, sem Paes, marcando 25% das intenções de voto, enquanto Castro chega a 16%. Nesta hipótese, o percentual de eleitores indecisos ou que declaram voto em branco ou nulo totaliza 47%, o índice mais alto da pesquisa.

No terceiro cenário, com o vice-presidente Hamilton Mourão, general da reserva do Exército, Freixo oscila para 23%, enquanto Castro desce para 12%. Mourão, por sua vez, entra com 17% das intenções de voto. O vice-presidente tem sido estimulado por deputados bolsonaristas descontentes com Castro a se lançar ao governo, mas por ora vem manifestando preferência nos bastidores por uma corrida ao Senado, e também cogita concorrer pelo Rio Grande do Sul. O general é filiado ao nanico PRTB.

A Quaest entrevistou 1.804 pessoas no estado do Rio de forma presencial entre os dias 22 e 26 de outubro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%.