Apoie o DCM

Funcionários de Bolsonaro e Eduardo atuaram em horário de trabalho na rede de fake news no Facebook

Rede de fake news bolsonarista no Facebook. (Source: @luizabandeira/DFRLab)

Do Digital Forensic Research Lab no Medium, com dados do próprio Facebook.

(…)

O único operador diretamente empregado de Bolsonaro foi Tercio Arnaud Tomaz, consultor do gabinete do presidente. Arnaud é mais conhecido como gerente da popular página do Facebook “Bolsonaro Oppressor 2.0”, uma página pró-Bolsonaro no Facebook que tinha cerca de 1 milhão de seguidores, mas atualmente está offline. Em 2019, os meios de comunicação revelaram que, apesar de ser listado como funcionário de Carlos Bolsonaro na Prefeitura do Rio, Arnaud estava trabalhando com a equipe de comunicação digital da campanha presidencial de Bolsonaro. Arnaud atualmente trabalha em um escritório a alguns metros do gabinete presidencial de Bolsonaro, de acordo com relatos da mídia, e tem um salário mensal de R $ 13.600 (cerca de US $ 2.400). Segundo ex-aliados de Bolsonaro, o chamado Gabinete do Ódio é supostamente dirigido por Arnaud, ao lado de outros dois funcionários: José Matheus Salles Gomes e Mateus Matos Diniz.

Um funcionário de Eduardo Bolsonaro, Paulo Eduardo Lopes, mais conhecido como Paulo Chuchu, aparece como um dos principais operadores de rede. Paulo Chuchu é o líder do Aliança Pelo Brasil na cidade de São Bernardo do Campo, na região da grande São Paulo. Chuchu é empregado de Eduardo Bolsonaro e recebe um salário de R $ 7.800 (US $ 1.400) por mês. Em sua página oficial do Facebook, que não foi removida como parte dessa remoção, Chuchu afirma que trabalha para a família Bolsonaro há cinco anos.
Duas contas que levavam o nome de Eduardo Guimarães – outro funcionário de Eduardo Bolsonaro – também foram removidas. Como nenhuma dessas contas incluía imagens de Guimarães ou outras informações de identificação, o DFRLab não pôde confirmar que as contas estavam conectadas a ele. De acordo com um documento discutido durante a investigação do congresso, Guimarães costumava exibir uma conhecida e extinta página do Instagram chamada “Bolsofeios”, que publicava conteúdo semelhante ao das páginas desta rede.

(…)

LEIA TAMBÉM – Facebook derruba páginas e contas de fake news ligada ao PSL e à família Bolsonaro

Facebook diz que rede bolsonarista “agia para enganar sistematicamente o público”

Além de Bolsonaro e filhos, rede bolsonarista no Facebook inclui deputados do PSL no Rio

Perfis de fake news do ‘gabinete do ódio’ aplicaram US$ 1,5 mil em impulsionamento no Facebook 

“Globo inventando mortes por coronavírus” foi uma das mentiras da rede bolsonarista derrubada no Facebook 

Arnaud, do gabinete da Presidência de Bolsonaro, tem envolvimento com memes de rede de fake news