Apoie o DCM

Funcionários do Facebook não conseguiram acessar sala de comando após pane

Veja o Facebook
Facebook. Foto: Wikimedia Commons

A jornalista Sheera Frenkel, do New York Times, ligou para funcionários do Facebook, que relataram um episódio estranho após a pane nas redes sociais da empresa nesta segunda (4).

LEIA MAIS:

1 – Telegram fica instável depois do WhatsApp sair do ar

2 – Lula deve ter encontros com Kassab e embaixadores em Brasília

3 – PSOL quer CPI para investigar offshores de Paulo Guedes

Funcionários do Facebook em apuros

Sheera escreveu no Twitter:

“Acabei de falar ao telefone com uma pessoa que trabalha para a Facebook. Ela relatou que os funcionários que não conseguiram entrar nos prédios hoje para começar a avaliar a extensão da paralisação. Porque seus crachás não funcionavam para acessar as portas”.

Estranho, não?

Qual foi o erro?

WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidades ao mesmo nesta segunda (4). Estão fora do ar. Problema visto pelas plataformas ainda não foi explicado oficialmente, mas os usuários que tentam acessá-las encontram um erro chamado “5XX Server Error”.

A explicação é que esse código que as pessoas encontraram dá pistas sobre o que está acontecendo.

Segundo o site TechTudo, o aviso de “5XX Server Error” significa, de forma simples, que o problema está sendo ocasionado por uma falha nos servidores do serviço.

Isso significa, de maneira prática, que o erro ocorre quando o servidor. Vem do computador central de cada uma dessas plataformas, que não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada.

Considerando o caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.

5XX, também chamado de “Erro 500”, costuma aparecer algumas vezes no dia a dia, quando sites apresentam problemas, e em alguns casos pode até ser resolvido pelo próprio usuário. Na situação dos erros de WhatsApp, Facebook e Instagram, porém, a empresa ainda não solucionou a questão nos seus servidores, logo é necessário aguardar.

“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, diz o comunicado oficial da companhia.