Funcionários do Facebook não conseguiram acessar sala de comando após pane

A jornalista Sheera Frenkel, do New York Times, ligou para funcionários do Facebook, que relataram um episódio estranho após a pane nas redes sociais da empresa nesta segunda (4).
LEIA MAIS:
1 – Telegram fica instável depois do WhatsApp sair do ar
2 – Lula deve ter encontros com Kassab e embaixadores em Brasília
3 – PSOL quer CPI para investigar offshores de Paulo Guedes
Funcionários do Facebook em apuros
Sheera escreveu no Twitter:
“Acabei de falar ao telefone com uma pessoa que trabalha para a Facebook. Ela relatou que os funcionários que não conseguiram entrar nos prédios hoje para começar a avaliar a extensão da paralisação. Porque seus crachás não funcionavam para acessar as portas”.
Estranho, não?
Was just on phone with someone who works for FB who described employees unable to enter buildings this morning to begin to evaluate extent of outage because their badges weren’t working to access doors.
— Sheera Frenkel (@sheeraf) October 4, 2021
Qual foi o erro?
WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidades ao mesmo nesta segunda (4). Estão fora do ar. Problema visto pelas plataformas ainda não foi explicado oficialmente, mas os usuários que tentam acessá-las encontram um erro chamado “5XX Server Error”.
A explicação é que esse código que as pessoas encontraram dá pistas sobre o que está acontecendo.
Segundo o site TechTudo, o aviso de “5XX Server Error” significa, de forma simples, que o problema está sendo ocasionado por uma falha nos servidores do serviço.
Isso significa, de maneira prática, que o erro ocorre quando o servidor. Vem do computador central de cada uma dessas plataformas, que não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada.
Considerando o caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.
5XX, também chamado de “Erro 500”, costuma aparecer algumas vezes no dia a dia, quando sites apresentam problemas, e em alguns casos pode até ser resolvido pelo próprio usuário. Na situação dos erros de WhatsApp, Facebook e Instagram, porém, a empresa ainda não solucionou a questão nos seus servidores, logo é necessário aguardar.
“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, diz o comunicado oficial da companhia.