Apoie o DCM

Fux diz que a liberdade de expressão no 7 de setembro não comporta ameaças

Luiz Fux. Foto: Reprodução/Twitter

Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, pediu “respeito à integridade das instituições democráticas” nas manifestações golpistas bolsonaristas marcadas para o feriado de 7 de setembro.

LEIA MAIS:

1 – DCM Ao Meio-Dia: Frota fala da rachadinha de Carluxo e família; CPI manda polícia atrás de Marconny Faria

2 – China ignora EUA e estende Rota da Seda Digital até América Latina

Fux dá o seu parecer

No pronunciamento antes do início da sessão plenária de hoje, que retoma o julgamento do marco temporal das terras indígenas, o ministro fez um pedido por atos pacíficos.

“Num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas; por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaças”, disse o ministro. “O exercício de nossa cidadania pressupõe respeito à integridade das instituições democráticas e de seus membros”, completou.

Sem citar diretamente o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, que vêm convocando os atos, o ministro afirmou que “o povo brasileiro jamais aceitaria retrocessos” em sua democracia. No mês passado, o ministro Alexandre de Moraes autorizou uma operação da Polícia Federal contra o cantor Sérgio Reis e outros ativistas que vinham convocando os atos com incitação ao fechamento do Congresso e do Supremo, entre outras ameaças.

“Somos testemunhas oculares de que o caminho para a estabilidade da democracia brasileira não foi fácil nem imediato. Por essa razão, é voz corrente nas ruas que, na quadra atual, o povo brasileiro jamais aceitaria retrocessos”, discursou.

O magistrado finalizou a fala, de pouco mais de 5 minutos, afirmando que o STF “segue atento e vigilante, neste 7 de setembro, pela manutenção da plenitude democrática”.

Com informações do UOL.