Apoie o DCM

Após ameaçar usar Forças Armadas contra Bolsonaro, Fux manda recado sobre 2022

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux
Luiz Fux, o presidente do STF. Foto: Felipe Sampaio/STF

Após ameaçar usar as Forças Armadas contra Jair Bolsonaro, Luiz Fux mandou recado ao presidente sobre a próxima eleição. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) diz que 2022 vai exigir “calma das instituições”.

“Nós estamos ingressando num ano muito importante que é o ano eleitoral. Esse ano eleitoral exige prudência, ele exige calma das instituições, de sorte que eu acho que essa prudência vai ser mantida exatamente com foco na preocupação nas eleições”, afirmou, segundo o Globo.

O presidente da Corte ameaçou chamar as Forças Armadas durante a invasão da Esplanada no 7 de setembro. Mesmo assim, diz que no ato golpista “não houve incidentes graves nem levemente graves”.

Após bolsonaristas invadirem a Esplanada, ele avisou ao presidente que poderia usar a GLO (Garantia da Lei e da Ordem). Fux disse ao Planalto que, se a instituição estivesse em risco, iria pedir o envio do Exército.

Leia também:

1 – Cantanhêde fica sem energia e ironiza as “maravilhas das privatizações”

2 – Guedes ficou furioso com entrevista de Bolsonaro à Veja

Fux diz que STF agiu bem contra ameaças golpistas

Fux afirmou que o Supremo agiu “à altura da sua missão constitucional” após os atos golpistas. “Algumas declarações, alguns comportamentos antidemocráticos mereceram, digamos assim, a reprimenda”, avalia.